Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3088
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Murilo Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T14:43:41Z | - |
dc.date.available | 2022-02-25 | - |
dc.date.available | 2023-05-30T14:43:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Murilo Alves. Construção gestual do regente: reflexões sobre a fundamentação e estruturação técnica. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música – Habilitação em Regência) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3088 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-05-15T13:41:28Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Murilo Alves Pereira.pdf: 3332918 bytes, checksum: 86c12015f79a89939a83d32352d971a8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-05-30T14:43:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Murilo Alves Pereira.pdf: 3332918 bytes, checksum: 86c12015f79a89939a83d32352d971a8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-30T14:43:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Murilo Alves Pereira.pdf: 3332918 bytes, checksum: 86c12015f79a89939a83d32352d971a8 (MD5) Previous issue date: 2021-10-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Construção gestual do regente : reflexões sobre a fundamentação e estruturação técnica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Flavia Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3837821549066282 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Flavia Vieira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3837821549066282 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5258397162638685 | pt_BR |
dc.description.resumo | A arte da regência, tal qual a conhecemos hoje, se consolidou por meio de um longo processo de estruturação. Naturalmente, intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da música ocidental tradicional, pautado por necessidades práticas e interpretativas inerentes à música concebida para orquestra. A profissão surgiu nos moldes atuais a partir do final do século XIX e se estabeleceu ao longo do século XX. Para além dos aspectos históricos, neste trabalho buscamos tratar do processo de formação do regente apontando caminhos para a construção gestual básica, tendo como objetivo primário fornecer subsídios facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Organizados em tópicos, tratamos de questões como o espaço de atuação gestual do regente, a compreensão do pulso, dos padrões gestuais, dos gestos preparatórios, do movimento independente das mãos e da percepção e compreensão do corpo como instrumento de realização gestual. Baseados em autores como Elizabeth Green, Benjamin Grosbayne, Harold Farberman, Robert Demaree e Adalbert Kapandji, buscamos discutir esses tópicos e ao final elaboramos uma série de exercícios abordando aspectos do sistema articular humano conectando-os à movimentação gestual da regência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Música - CUC - Bacharelado | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::REGENCIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gesto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estruturação técnica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Música - Bacharelado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_Murilo Alves Pereira.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.