Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3089
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Juliana Castro | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T14:51:44Z | - |
dc.date.available | 2021-10-01 | - |
dc.date.available | 2023-05-30T14:51:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Juliana Castro. Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3089 | - |
dc.description.abstract | The Periodic Table is an important instrument for the construction of scientific knowledge, used as a kind of map for those seeking to understand the properties of elements. Understanding the Periodic Table becomes necessary in the classroom, so several strategies are developed to address this concept, one of these methods being the use of didactic games, which in turn works as an excellent pedagogical complement with a playful function and function. educational. Thus, this work aims to reflect on the contributions of playful games in teaching the Periodic Table as a method that facilitates teaching and learning. Thus, a bibliographic survey of the publications of the Revista Química Nova na Escola, III National Meeting of Games and Playful Activities in the Teaching of Chemistry, Physics and Biology (JALEQUIM) was carried out, as well as the master's dissertations published in the Thesis Bank of Capes on playful games in the teaching of the Periodic Table in a time frame from 2010 to 2020 in order to verify these pedagogical practices used in the teaching and learning process of the Periodic Table. Playful games in the teaching of the Periodic Table is a contributing tool for learning, this allows the teacher to use this method to facilitate the understanding of chemical properties, promoting student-teacher interaction, stimulating reasoning and socialization. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-05-15T14:10:37Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Juliana Castro Silva.pdf: 1585204 bytes, checksum: 73b8a39b9268b61d4859483663ea1d7f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-05-30T14:51:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Juliana Castro Silva.pdf: 1585204 bytes, checksum: 73b8a39b9268b61d4859483663ea1d7f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-30T14:51:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Juliana Castro Silva.pdf: 1585204 bytes, checksum: 73b8a39b9268b61d4859483663ea1d7f (MD5) Previous issue date: 2021-09-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Mariuce Campos de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2756856364236298 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Brito, Vilma de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4279148674467845 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Tabela Periódica é um instrumento importante para a construção do conhecimento científico, utilizada como uma espécie de mapa para aqueles que buscam compreender as propriedades dos elementos. A compreensão da Tabela Periódica torna-se necessária em sala de aula, por isso é desenvolvida diversas estratégias para abordar este conceito, sendo um destes métodos é a utilização de jogos didáticos, que por sua vez funciona como um excelente complemento pedagógico, com função lúdica e função educativa. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições dos jogos lúdicos no ensino da Tabela Periódica como método facilitador do ensino e aprendizagem. Desta forma, se fez um levantamento bibliográfico das publicações da Revista Química Nova na Escola, III Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM), e as dissertações de mestrado divulgadas no Banco de Dissertação de Tese da Capes sobre jogos lúdicos no ensino da Tabela Periódica, num recorte temporal de 2010 a 2020 no intuito de verificar práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da Tabela Periódica. Os jogos lúdicos no ensino da Tabela Periódica é uma ferramenta que contribui para a aprendizagem, isso faz com que o professor possa utilizar esse método para facilitar a compreensão das propriedades químicas, promovendo a interação aluno-professor, estimulando o raciocínio e a socialização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Química - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos lúdicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tabela periódica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Playful games | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Periodic table | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Chemistry teaching | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_Juliana Castro Silva.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.