Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Maria Janaina Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-05-30T14:54:13Z-
dc.date.available2021-09-13-
dc.date.available2023-05-30T14:54:13Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Janaina Rodrigues de. Utilização de atividades experimentais dentro do contexto de vivências cotidianas. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3090-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-05-15T15:15:09Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Maria Janaina Rodrigues de Souza.pdf: 1434538 bytes, checksum: 170e409858390bcf7a004f324ea49c08 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-05-30T14:54:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Maria Janaina Rodrigues de Souza.pdf: 1434538 bytes, checksum: 170e409858390bcf7a004f324ea49c08 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-30T14:54:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Maria Janaina Rodrigues de Souza.pdf: 1434538 bytes, checksum: 170e409858390bcf7a004f324ea49c08 (MD5) Previous issue date: 2021-09-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUtilização de atividades experimentais dentro do contexto de vivências cotidianaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee2Eduardo, Lucinéia da Penha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2782486679659069pt_BR
dc.contributor.referee3Conceição, Patricia Lorero da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0161739604327243pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5850797045457778pt_BR
dc.description.resumoA ciência compreende, dentre outros aspectos constitutivos, um conjunto de conhecimentos esclarecidos. Fundamentalmente, ela se diferencia do senso comum, dos tabus e tudo que não possa ser tanto racionalmente estudado quanto, por vez, empiricamente observável, quantificado e qualificado com base em métodos e fundamentações teóricas. Não se trata apenas de uma entidade ou instituição, mas de uma possibilidade, uma prática cultural que pode e deve ser transmitida. Nesse sentido, considera-se que ciência não é apenas importante para cientistas, ou para possíveis pesquisadores, sendo que esta pode ser aplicada em todas as questões da vida, com propostas e projetos dentro do cotidiano. Com tais referências, este trabalho buscou estudar a possibilidade de complementaridade entre experimentação, ensino e aprendizagem de conceitos químicos e contextos de vivência, utilizando recursos alternativos através do minicurso Química e Sustentabilidade: uma abordagem que entrelaça conhecimento, ambiente e sociedade. Sua realização se deu na escola Argemiro Rodrigues Pimentel, localizada na cidade de Paraiso do Leste, distrito de Poxoréo, Mato Grosso. Adotou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa exploratória com aplicação de questionário. Os sujeitos envolvidos foram três alunos do 2º Ano do Ensino Médio que participaram do minicurso. Entre os resultados, pode ser destacado que todos os estudantes produziram uma composteira e fizeram relações entre a ciência e a saúde, a tecnologia, a indústria, o campo e com limpeza, alimentação, decomposição, cuidado, prevenção. Deste modo, percebemos relações tanto aos produtos industriais e tecnológicos, quanto aqueles advindos de processos naturais. Destaca-se também que há um entrelaçamento entre aprender, observar e conhecer um assunto. Os estudantes produziram as composteiras de maneira eficiente sempre atentos a cada detalhe. Diante dessa experiência, entendemos a importância que os alunos tenham acesso e se apropriem de conhecimentos químicos, pois isso possibilita com que tenham outras leituras críticas do mundo no qual estão inseridos. Com a análise das respostas dos estudantes pensamos que aprender sobre os diferentes materiais, sejam sintéticos ou naturais, seus processos de obtenção, suas implicações sociais e econômicas, acaba por despertar o interesse pelo aprendizado de Química. Reunir e associar tais questões nos levou a pensar sobre as condições didáticopedagógicas para uma aproximação científica por parte dos estudantes, despertando o interesse pelo método científico, o uso da razão e o desenvolvimento do espírito crítico, através do desenvolvimento de atividades e recursos que possam superar as dificuldades de acesso ao conhecimento científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordCiênciapt_BR
dc.subject.keywordQuímicapt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordCotidianopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Maria Janaina Rodrigues de Souza.pdf1.4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.