Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3090
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização de atividades experimentais dentro do contexto de vivências cotidianas
Autor(es): Souza, Maria Janaina Rodrigues de
Orientador(a): Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Eduardo, Lucinéia da Penha
Membro da Banca: Conceição, Patricia Lorero da
Resumo : A ciência compreende, dentre outros aspectos constitutivos, um conjunto de conhecimentos esclarecidos. Fundamentalmente, ela se diferencia do senso comum, dos tabus e tudo que não possa ser tanto racionalmente estudado quanto, por vez, empiricamente observável, quantificado e qualificado com base em métodos e fundamentações teóricas. Não se trata apenas de uma entidade ou instituição, mas de uma possibilidade, uma prática cultural que pode e deve ser transmitida. Nesse sentido, considera-se que ciência não é apenas importante para cientistas, ou para possíveis pesquisadores, sendo que esta pode ser aplicada em todas as questões da vida, com propostas e projetos dentro do cotidiano. Com tais referências, este trabalho buscou estudar a possibilidade de complementaridade entre experimentação, ensino e aprendizagem de conceitos químicos e contextos de vivência, utilizando recursos alternativos através do minicurso Química e Sustentabilidade: uma abordagem que entrelaça conhecimento, ambiente e sociedade. Sua realização se deu na escola Argemiro Rodrigues Pimentel, localizada na cidade de Paraiso do Leste, distrito de Poxoréo, Mato Grosso. Adotou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa exploratória com aplicação de questionário. Os sujeitos envolvidos foram três alunos do 2º Ano do Ensino Médio que participaram do minicurso. Entre os resultados, pode ser destacado que todos os estudantes produziram uma composteira e fizeram relações entre a ciência e a saúde, a tecnologia, a indústria, o campo e com limpeza, alimentação, decomposição, cuidado, prevenção. Deste modo, percebemos relações tanto aos produtos industriais e tecnológicos, quanto aqueles advindos de processos naturais. Destaca-se também que há um entrelaçamento entre aprender, observar e conhecer um assunto. Os estudantes produziram as composteiras de maneira eficiente sempre atentos a cada detalhe. Diante dessa experiência, entendemos a importância que os alunos tenham acesso e se apropriem de conhecimentos químicos, pois isso possibilita com que tenham outras leituras críticas do mundo no qual estão inseridos. Com a análise das respostas dos estudantes pensamos que aprender sobre os diferentes materiais, sejam sintéticos ou naturais, seus processos de obtenção, suas implicações sociais e econômicas, acaba por despertar o interesse pelo aprendizado de Química. Reunir e associar tais questões nos levou a pensar sobre as condições didáticopedagógicas para uma aproximação científica por parte dos estudantes, despertando o interesse pelo método científico, o uso da razão e o desenvolvimento do espírito crítico, através do desenvolvimento de atividades e recursos que possam superar as dificuldades de acesso ao conhecimento científico.
Palavra-chave: Ciência
Química
Experimentação
Cotidiano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Curso: Química - CUC - Licenciatura
Referência: SOUZA, Maria Janaina Rodrigues de. Utilização de atividades experimentais dentro do contexto de vivências cotidianas. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3090
Data defesa documento: 3-Set-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Maria Janaina Rodrigues de Souza.pdf1.4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.