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Tipo documento: Artigo
Título: Qual o lugar da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular?
Autor(es): Maranhão, Kayo Alejhandro Roberto Moraes
Orientador(a): Guirra, Frederico Jorge Saad
Membro da Banca: Guirra, Frederico Jorge Saad
Membro da Banca: Magalhães Neto, Aníbal Monteiro de
Membro da Banca: Silva, Carolina Solon da
Resumo : Este artigo tem como objetivo identificar o lugar da Educação Física (EF) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).O presente trabalho foi caracterizado como uma revisão de literatura por meio de pesquisas relacionadas ao documento da Base Nacional Curricular Comum. foi realizada uma pesquisa qualitativa com alunos do curso de EF, buscando o entendimento sobre qual seria a compreensão dos alunos sobre a BNCC. Assim, partimos em busca para dar respostas sobre o lugar da Educação Física na Base Comum, Os resultados da revisão da literatura indicam que a EF não está alinhada com a BNCC. A forma como a EF está inserida na BNCC, voltada para atender competências e habilidades, tem pouco a contribuir para mudanças fundamentais nas vivências e valores humanos, na busca pela valorização das culturas corporais que se direcionam à emancipação humana. Portanto é fundamental que se reconheça o corpo como espaço de expressão, que se ressignifica diante das compreensões do mundo.
Resumo em lingua estrangeira: This article aims to identify the place of Physical Education (PE) in the National Common Curricular Base (BNCC). This work was characterized as a literature review through research related to the National Common Curricular Base document. a qualitative research was carried out with PE course students, seeking to understand what would be the students' understanding of the BNCC. Thus, we set out to find answers about the place of Physical Education in the Common Base. The results of the literature review indicate that PE is not aligned with the BNCC. The way in which PE is inserted in the BNCC, aimed at meeting skills and abilities, has little to contribute to fundamental changes in human experiences and values, in the search for the appreciation of body cultures that are directed towards human emancipation. Therefore, it is essential to recognize the body as a space of expression, which is re-signified in the face of world understandings.
Palavra-chave: Educação Física
BNCC
Reforma do Ensino Médio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physical education
BNCC
High School Reform
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Educação Física - CUA
Referência: MARANHÃO, Kayo Alejhandro Roberto Moraes. Qual o lugar da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular? 2023. 41 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3105
Data defesa documento: 24-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

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