Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Jediel Freitas-
dc.date.accessioned2023-06-14T13:17:24Z-
dc.date.available2023-06-01-
dc.date.available2023-06-14T13:17:24Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.citationMARTINS, Jediel Freitas. Educação Física escolar e paralisia cerebral: uma análise da produção de conhecimento em periódicos indexados pela Capes entre 2007 e 2022. 2023. 42 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3109-
dc.description.abstractIntroduction: The practice of Physical Education for children with cerebral palsy is fraught with difficulties, whether regarding the adaptation of the school structure, or the knowledge and performance of the teacher. Objective: To analyze the scientific evidence found in publications in Brazilian journals indexed by CAPES from 2007 to 2022 on the practice of physical exercise by children with cerebral palsy in the school context. Methodology: A literature review was conducted of articles published in journals indexed by CAPES and evaluated between A1 and B2 in the 2013-2016 quadrennium. Results and final considerations: the inclusion of students with cerebral palsy in Physical Education classes faces several challenges and low participation of students in the classes. Despite this, there are strategies to be implemented that contribute to participation and decrease isolation, such as Polybat, use of play and group activities, as well as the active role of parents, teachers, and principals. This associated with investments in education, school structure, and teacher training, it is possible to increase the participation of students with cerebral palsy in Physical Education classes and ensure better health and quality of life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-06-14T12:58:47Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Jediel Freitas Martins.pdf.pdf: 870200 bytes, checksum: 3aa9d0f98e58f2882c0a42eb3d32a4aa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-06-14T13:17:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Jediel Freitas Martins.pdf.pdf: 870200 bytes, checksum: 3aa9d0f98e58f2882c0a42eb3d32a4aa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-14T13:17:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Jediel Freitas Martins.pdf.pdf: 870200 bytes, checksum: 3aa9d0f98e58f2882c0a42eb3d32a4aa (MD5) Previous issue date: 2023-05-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação Física escolar e paralisia cerebral: uma análise da produção de conhecimento em periódicos indexados pela Capes entre 2007 e 2022pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Rodrigo Amancio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239558077378034pt_BR
dc.contributor.referee1Assis, Rodrigo Amancio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239558077378034pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães Neto, Aníbal Monteiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023174064373373pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Warley Carlos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082809234439322pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7329134076474265pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A prática da Educação Física para crianças com paralisia cerebral está repleta de dificuldades, seja quanto a adaptação da estrutura da escola, ou quanto ao conhecimento e atuação do professor. Objetivo: Analisar as evidências científicas sobre a prática da educação física escolar em crianças com paralisia cerebral, nos periódicos brasileiros indexados pela CAPES, no período de 2007 a 2022. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos publicados em periódicos indexados pela CAPES e avaliados entre A1 e B2 no quadriênio 2013-2016. Resultados e considerações finais: a inclusão do aluno com paralisia cerebral nas aulas de Educação Física enfrenta desafios diversos e baixa participação dos alunos nas aulas. Apesar disso, há estratégias a serem implementadas que contribuem com a participação e diminuem o isolamento, como o Polybat, utilização do lúdico e de atividades em grupo, bem como o papel ativo dos pais, professores e diretores. Isso associado a investimentos em educação, estrutura das escolas e capacitação dos professores, é possível aumentar a participação dos alunos com paralisia cerebral nas aulas Educação Física e garantir mais saúde e qualidade de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordEducação Física Adaptadapt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordDeficiênciaspt_BR
dc.subject.keyword2Adapted Physical Educationpt_BR
dc.subject.keyword2School inclusionpt_BR
dc.subject.keyword2Disabilitiespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Jediel Freitas Martins.pdf.pdf849.8 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.