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Tipo documento: Artigo
Título: Educação Física escolar e paralisia cerebral: uma análise da produção de conhecimento em periódicos indexados pela Capes entre 2007 e 2022
Autor(es): Martins, Jediel Freitas
Orientador(a): Assis, Rodrigo Amancio de
Membro da Banca: Assis, Rodrigo Amancio de
Membro da Banca: Magalhães Neto, Aníbal Monteiro de
Membro da Banca: Souza, Warley Carlos de
Resumo : Introdução: A prática da Educação Física para crianças com paralisia cerebral está repleta de dificuldades, seja quanto a adaptação da estrutura da escola, ou quanto ao conhecimento e atuação do professor. Objetivo: Analisar as evidências científicas sobre a prática da educação física escolar em crianças com paralisia cerebral, nos periódicos brasileiros indexados pela CAPES, no período de 2007 a 2022. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos publicados em periódicos indexados pela CAPES e avaliados entre A1 e B2 no quadriênio 2013-2016. Resultados e considerações finais: a inclusão do aluno com paralisia cerebral nas aulas de Educação Física enfrenta desafios diversos e baixa participação dos alunos nas aulas. Apesar disso, há estratégias a serem implementadas que contribuem com a participação e diminuem o isolamento, como o Polybat, utilização do lúdico e de atividades em grupo, bem como o papel ativo dos pais, professores e diretores. Isso associado a investimentos em educação, estrutura das escolas e capacitação dos professores, é possível aumentar a participação dos alunos com paralisia cerebral nas aulas Educação Física e garantir mais saúde e qualidade de vida.
Resumo em lingua estrangeira: Introduction: The practice of Physical Education for children with cerebral palsy is fraught with difficulties, whether regarding the adaptation of the school structure, or the knowledge and performance of the teacher. Objective: To analyze the scientific evidence found in publications in Brazilian journals indexed by CAPES from 2007 to 2022 on the practice of physical exercise by children with cerebral palsy in the school context. Methodology: A literature review was conducted of articles published in journals indexed by CAPES and evaluated between A1 and B2 in the 2013-2016 quadrennium. Results and final considerations: the inclusion of students with cerebral palsy in Physical Education classes faces several challenges and low participation of students in the classes. Despite this, there are strategies to be implemented that contribute to participation and decrease isolation, such as Polybat, use of play and group activities, as well as the active role of parents, teachers, and principals. This associated with investments in education, school structure, and teacher training, it is possible to increase the participation of students with cerebral palsy in Physical Education classes and ensure better health and quality of life.
Palavra-chave: Educação Física Adaptada
Inclusão escolar
Deficiências
Palavra-chave em lingua estrangeira: Adapted Physical Education
School inclusion
Disabilities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Educação Física - CUA
Referência: MARTINS, Jediel Freitas. Educação Física escolar e paralisia cerebral: uma análise da produção de conhecimento em periódicos indexados pela Capes entre 2007 e 2022. 2023. 42 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3109
Data defesa documento: 24-Mai-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

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