Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3126
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Mídia e ensino de história : levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT |
Autor(es): | Machado, Francielli Kariny Monteiro |
Orientador(a): | Sotana, Edvaldo Correa |
Membro da Banca: | Sotana, Edvaldo Correa |
Resumo : | O presente trabalho tem por objetivo pensar a mídia como um recurso a ser utilizado na educação básica. A mídia vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade e, inseri-la no ambiente escolar de forma que faça parte do processo de formação dos jovens cidadãos, é fundamental, pois são eles que absorvem os conteúdos midiáticos e reconstroem a sociedade. Em vista disso, com o presente trabalho procuramos contribuir com as discussões sobre mídia e educação, considerando as possiblidades e impasses para a utilização da mídia nas aulas de história da educação básica. Assim, neste Trabalho de Conclusão de Curso coletamos e descreveremos as opiniões dos discentes da Escola Estadual Professora Eliane Digivov de Santana, da cidade de Cuiabá-MT, sobre mídia e ensino de história. Além da aplicação de questionário, o trabalho também contou com a pesquisa bibliográfica. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper aims to think of the media as a resource to be used in basic education. The media is gaining more and more space in society and insert it into the school environment in a way that is part of the formation process of young citizens. It is fundamental, as they are the ones that absorb the media content and reconstruct society. In view of this, with this paper we try to contribute to the discussions on media and education, considering the possibilities and impasses for using the media as a tool for basic education, especially in history lessons. In this Course Conclusion Paper, we will describe the opinions of the students of the Escola Estadual Teacher Eliane Digivov de Santana, in the city of Cuiabá-MT, about media and history teaching. In addition to the application of a questionnaire, the work also included bibliographic research. |
Palavra-chave: | Cidadania Ensino de história Mídia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Citizenship History teaching Media |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | História - CUC - Licenciatura |
Referência: | MACHADO, Francielli Kariny Monteiro. Mídia e ensino de história: levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3126 |
Data defesa documento: | 18-Nov-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2020_Francielli Kariny Monteiro Machado.pdf | 691.31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.