Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3140
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tonet, Luma de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-23T15:55:52Z | - |
dc.date.available | 2021-12-04 | - |
dc.date.available | 2023-06-23T15:55:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-18 | - |
dc.identifier.citation | TONET, Luma de Oliveira. Da Colônia ao Império: trajetória de mulheres na educação. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3140 | - |
dc.description.abstract | Este artículo tiene como objetivo mostrar, aunque sea de manera breve y mediante de una investigación bibliográfica, el camino que mujeres tomaron desde el período colonial al imperial dentro del campo educativo y su acceso a la educación. Si bien el marco temporal es extenso, la investigación mostró que la construcción social y cultural de que las mujeres tendrían un rol innato a desarrollar en la sociedad, siendo una buena h0ija, luego una buena esposa y una madre cariñosa y dedicada a la educación de sus hijos, que incluso su acceso al magisterio se basó en esta premisa. El período colonial está marcado por la fuerte presencia de la Iglesia Católica con su misión de catequizar a los indígenas. Cuando las mujeres de la metrópoli desembarcan en tierras brasileñas, tener hijos de portugueses es una de las condiciones, por lo que no necesitan tener acceso a la alfabetización. En el Imperio, por otro lado, las mujeres deben alejarse de estos valores y luchar por tener algún acceso a la educación, tanto para aprender como para enseñar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-05-19T13:37:40Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Luma de Oliveira Tonet.pdf: 221726 bytes, checksum: 7e0da4895d8ffbae7cb73ccd40ed5d74 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-06-23T15:55:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Luma de Oliveira Tonet.pdf: 221726 bytes, checksum: 7e0da4895d8ffbae7cb73ccd40ed5d74 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-23T15:55:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Luma de Oliveira Tonet.pdf: 221726 bytes, checksum: 7e0da4895d8ffbae7cb73ccd40ed5d74 (MD5) Previous issue date: 2021-11-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da Colônia ao Império : trajetória de mulheres na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Ana Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3982340840178047 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Ana Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3982340840178047 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2458968993952263 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem o objetivo de mostrar por meio de pesquisa bibliográfica, o caminho que mulheres percorreram do período colonial ao imperial dentro do campo educacional e seu acesso ao ensino. Mesmo que o recorte temporal seja extenso, a pesquisa mostrou que a construção social e cultural de que as mulheres teriam um papel nato a desenvolver na sociedade, sendo boa filha, depois boa esposa e uma mãe amorosa e dedicada a educação dos filhos, que até mesmo seu acesso ao magistério tinha como base essa premissa. O período colonial é marcado pela forte presença da Igreja Católica com sua missão de catequizar os indígenas. Quando as mulheres da metrópole desembarcam em terras brasileiras, é tendo como uma das condições ter os filhos dos portugueses, logo não precisa ter acesso ao letramento. Já no Império a mulher precisa se afastar desses valores e lutar para ter algum acesso ao ensino, tanto para aprender quanto para lecionar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | História - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Da Colônia ao Império | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Educación | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mujeres | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | De Colonia a Imperio | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_Luma de Oliveira Tonet.pdf | 216.53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.