Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3140
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Da Colônia ao Império : trajetória de mulheres na educação
Autor(es): Tonet, Luma de Oliveira
Orientador(a): Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Marques, Ana Maria
Resumo : O presente artigo tem o objetivo de mostrar por meio de pesquisa bibliográfica, o caminho que mulheres percorreram do período colonial ao imperial dentro do campo educacional e seu acesso ao ensino. Mesmo que o recorte temporal seja extenso, a pesquisa mostrou que a construção social e cultural de que as mulheres teriam um papel nato a desenvolver na sociedade, sendo boa filha, depois boa esposa e uma mãe amorosa e dedicada a educação dos filhos, que até mesmo seu acesso ao magistério tinha como base essa premissa. O período colonial é marcado pela forte presença da Igreja Católica com sua missão de catequizar os indígenas. Quando as mulheres da metrópole desembarcam em terras brasileiras, é tendo como uma das condições ter os filhos dos portugueses, logo não precisa ter acesso ao letramento. Já no Império a mulher precisa se afastar desses valores e lutar para ter algum acesso ao ensino, tanto para aprender quanto para lecionar.
Resumo em lingua estrangeira: Este artículo tiene como objetivo mostrar, aunque sea de manera breve y mediante de una investigación bibliográfica, el camino que mujeres tomaron desde el período colonial al imperial dentro del campo educativo y su acceso a la educación. Si bien el marco temporal es extenso, la investigación mostró que la construcción social y cultural de que las mujeres tendrían un rol innato a desarrollar en la sociedad, siendo una buena h0ija, luego una buena esposa y una madre cariñosa y dedicada a la educación de sus hijos, que incluso su acceso al magisterio se basó en esta premisa. El período colonial está marcado por la fuerte presencia de la Iglesia Católica con su misión de catequizar a los indígenas. Cuando las mujeres de la metrópoli desembarcan en tierras brasileñas, tener hijos de portugueses es una de las condiciones, por lo que no necesitan tener acceso a la alfabetización. En el Imperio, por otro lado, las mujeres deben alejarse de estos valores y luchar por tener algún acceso a la educación, tanto para aprender como para enseñar.
Palavra-chave: Educação
Mulheres
Da Colônia ao Império
Palavra-chave em lingua estrangeira: Educación
Mujeres
De Colonia a Imperio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Curso: História - CUC - Licenciatura
Referência: TONET, Luma de Oliveira. Da Colônia ao Império: trajetória de mulheres na educação. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3140
Data defesa documento: 18-Nov-2021
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Luma de Oliveira Tonet.pdf216.53 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.