Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorrêa, Natália Bruna-
dc.date.accessioned2023-06-30T16:02:09Z-
dc.date.available2022-03-08-
dc.date.available2023-06-30T16:02:09Z-
dc.date.issued2022-03-03-
dc.identifier.citationCORRÊA, Natália Bruna. O ensino de história em tempos pandêmicos: perspectivas de estudantes da educação básica em Cuiabá – MT. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3158-
dc.description.abstractThe presented research had the objective to investigate the perspective of the high school students about the Teaching of History during the Covid-19 pandemic. Constrained from the school’s physical space and the access to education due to the pandemic context, the students were introduced to the remote format. To deal with the pandemic subject, its general implications and measures taken we used articles from the main international organizations: World Health Organization-WHO, Panamerican Health Organization-PAHO, as well as author that produced about the pandemic context. To establish the situation of the pandemic on the Mato Grosso state, there were used sources from press publications and the State Education Secretary-SEDUC. Still, we aim to identify productions that had the objective to debate the History Teaching on the pandemic. On this research there were 20 students participating from the public education network on the city of Cuiabá, Mato Grosso. The questionnaire applied through google forms was composed by 10 questions, being 4 objectives and 6 discursives. The preliminary results allowed to infer that the experience of the participating students with History Teaching during the pandemic was negative. Among the observed problems are the network access infrastructure as well as the difficultirs of learning and development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-05-19T16:40:35Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Natália Bruna Correa.pdf: 928484 bytes, checksum: 923a0e03c45874d9f2fbb91ed6def81c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-06-30T16:02:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Natália Bruna Correa.pdf: 928484 bytes, checksum: 923a0e03c45874d9f2fbb91ed6def81c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-30T16:02:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Natália Bruna Correa.pdf: 928484 bytes, checksum: 923a0e03c45874d9f2fbb91ed6def81c (MD5) Previous issue date: 2022-03-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de história em tempos pandêmicos : perspectivas de estudantes da educação básica em Cuiabá - MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9967065312950619pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar as perspectivas dos estudantes do Ensino Médio sobre o ensino de História durante a Pandemia Covid 19. Limitados do espaço físico da escola e do acesso à educação pelo contexto pandêmico, os estudantes foram introduzidos no formato remoto. Para tratar sobre o tema da pandemia, suas implicações gerais e medidas adotadas utilizamos artigos de principais órgãos internacionais como: Organização Mundial da Saúde-OMS, Organização Panamericana de Saúde-OPAS, além de autores que produziram sobre o contexto pandêmico. Para situar a pandemia no estado de Mato Grosso foram utilizadas como fontes publicações da imprensa e da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso-SEDUC. Ainda procuramos identificar produções que tiveram como objetivo debater o ensino de História na pandemia. Participaram da pesquisa 20 estudantes de uma escola da Rede Estadual de Ensino situada na cidade de Cuiabá, Mato Grosso. O questionário aplicado via Google forms foi composto por 10 questões, sendo 4 objetivas e 6 discursivas. Os resultados permitiram inferir que a experiência dos estudantes pesquisados com o ensino de História durante a pandemia foi negativa. Dentre os problemas observados estão a infraestrutura de acesso as redes e também as dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem históricapt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Pandemicpt_BR
dc.subject.keyword2Historical learningpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Natália Bruna Correa.pdf906.72 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.