Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3158
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de história em tempos pandêmicos : perspectivas de estudantes da educação básica em Cuiabá - MT
Autor(es): Corrêa, Natália Bruna
Orientador(a): Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Resumo : A presente pesquisa teve como objetivo investigar as perspectivas dos estudantes do Ensino Médio sobre o ensino de História durante a Pandemia Covid 19. Limitados do espaço físico da escola e do acesso à educação pelo contexto pandêmico, os estudantes foram introduzidos no formato remoto. Para tratar sobre o tema da pandemia, suas implicações gerais e medidas adotadas utilizamos artigos de principais órgãos internacionais como: Organização Mundial da Saúde-OMS, Organização Panamericana de Saúde-OPAS, além de autores que produziram sobre o contexto pandêmico. Para situar a pandemia no estado de Mato Grosso foram utilizadas como fontes publicações da imprensa e da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso-SEDUC. Ainda procuramos identificar produções que tiveram como objetivo debater o ensino de História na pandemia. Participaram da pesquisa 20 estudantes de uma escola da Rede Estadual de Ensino situada na cidade de Cuiabá, Mato Grosso. O questionário aplicado via Google forms foi composto por 10 questões, sendo 4 objetivas e 6 discursivas. Os resultados permitiram inferir que a experiência dos estudantes pesquisados com o ensino de História durante a pandemia foi negativa. Dentre os problemas observados estão a infraestrutura de acesso as redes e também as dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento.
Resumo em lingua estrangeira: The presented research had the objective to investigate the perspective of the high school students about the Teaching of History during the Covid-19 pandemic. Constrained from the school’s physical space and the access to education due to the pandemic context, the students were introduced to the remote format. To deal with the pandemic subject, its general implications and measures taken we used articles from the main international organizations: World Health Organization-WHO, Panamerican Health Organization-PAHO, as well as author that produced about the pandemic context. To establish the situation of the pandemic on the Mato Grosso state, there were used sources from press publications and the State Education Secretary-SEDUC. Still, we aim to identify productions that had the objective to debate the History Teaching on the pandemic. On this research there were 20 students participating from the public education network on the city of Cuiabá, Mato Grosso. The questionnaire applied through google forms was composed by 10 questions, being 4 objectives and 6 discursives. The preliminary results allowed to infer that the experience of the participating students with History Teaching during the pandemic was negative. Among the observed problems are the network access infrastructure as well as the difficultirs of learning and development.
Palavra-chave: Ensino de história
Pandemia
Aprendizagem histórica
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Pandemic
Historical learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Curso: História - CUC - Licenciatura
Referência: CORRÊA, Natália Bruna. O ensino de história em tempos pandêmicos: perspectivas de estudantes da educação básica em Cuiabá – MT. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3158
Data defesa documento: 3-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Natália Bruna Correa.pdf906.72 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.