Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Tatiana Ramos de-
dc.date.accessioned2023-06-30T16:17:43Z-
dc.date.available2021-09-22-
dc.date.available2023-06-30T16:17:43Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tatiana Ramos de. Ideias históricas de jovens no ensino médio a partir de histórias em quadrinhos sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3160-
dc.description.abstractThe public use of History is greatly influenced by didactic and paradidactic materials, including, here, comics, understood as a cultural artifact that allows the aesthetic and cognitive mobilization of the didactic function of History. Thus, this work sought to research these comics referring to the Brazilian Military Dictatorship present in textbooks used in the public educational system, specifically for the third year of high school. The use of these comics is intended to didactically approach, from historiographic criteria, how historical consciousness and narratives are developed in young people in the third year of high school about the dictatorship (from 1964-1985) that Brazil went through. I will portray how the textbook appropriates comics, and, in order to analyze the level of criticism that these stories are developing in young people, I searched for comics on the internet to confront them with the ones in the textbook. Therefore, I will show the importance of the comics in the textbook, as it draws the students' attention to reflect on the topic covered in the history classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-05-22T15:44:42Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Tatiana Ramos de Oliveira.pdf: 579283 bytes, checksum: ddd6f9eca24a29b5bb1e5aeefb3061f2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-06-30T16:17:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Tatiana Ramos de Oliveira.pdf: 579283 bytes, checksum: ddd6f9eca24a29b5bb1e5aeefb3061f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-30T16:17:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Tatiana Ramos de Oliveira.pdf: 579283 bytes, checksum: ddd6f9eca24a29b5bb1e5aeefb3061f2 (MD5) Previous issue date: 2021-09-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIdeias históricas de jovens no ensino médio a partir de histórias em quadrinhos sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7501879004159211pt_BR
dc.description.resumoO uso público da História sofre uma grande influência de materiais didáticos e paradidáticos, incluindo, aqui, as histórias em quadrinhos, entendidas como artefato cultural que permite a mobilização estética e cognitiva da função didática da História. Assim, esse trabalho buscou pesquisar tais histórias em quadrinhos referentes à Ditadura Militar brasileira presentes em livros didáticos utilizados na rede pública de ensino, especificamente do terceiro ano do Ensino Médio. O uso destas histórias em quadrinhos tem a pretensão de abordar didaticamente, a partir de critérios historiográficos, como se desenvolvem a consciência e narrativas históricas nos jovens do terceiro ano do Ensino Médio sobre os ditames (de 1964-1985) que o Brasil passou. Retratarei como o livro didático se apropria das histórias em quadrinhos, e, para analisar o nível de crítica que tais histórias estão desenvolvendo nos jovens, busquei quadrinhos na internet para confrontá-las com as do livro didático. Portanto, mostrarei a importância dos quadrinhos no livro didático, pois o mesmo chama a atenção dos estudantes para que os mesmos reflitam sobre o tema abordado nas aulas de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.keywordLivro didático de históriapt_BR
dc.subject.keywordDitadura militar brasileirapt_BR
dc.subject.keyword2Comicspt_BR
dc.subject.keyword2History textbookpt_BR
dc.subject.keyword2Brazilian military dictatorshippt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Tatiana Ramos de Oliveira.pdf565.71 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.