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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escola plena : a implantação da educação de tempo integral na rede estadual de Mato Grosso com base na perspectiva de cumprimento das metas de governo
Autor(es): Silva, Annelyze Victória Correia de Oliveira e
Orientador(a): Oliveira, Felipe Resende
Membro da Banca: Oliveira, Felipe Resende
Membro da Banca: Heck, Cláudia Regina
Membro da Banca: Lima, Alex Felipe Rodrigues
Resumo : Mediante os Planos Nacional e Estadual de Educação, que estabelecem a meta de que, até 2024, no mínimo 50% das escolas públicas ofereçam Educação em Tempo Integral para atender a, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica, o presente trabalho tem por objetivo descrever a situação das Escolas Estaduais de Tempo Integral em Mato Grosso (Escolas Plenas). Com isso, busca verificar se existem diferenças nos resultados destas em comparação com as demais escolas e como está o andamento das metas estabelecidas. Esta pesquisa é classificada como exploratória de caráter bibliográfico e documental, com abordagem qualiquantitativa. Os resultados mais expressivos foram obtidos no Ensino Médio, com as taxas de aprovação, reprovação e abandono das Escolas Integrais podendo significar um desempenho superior em relação às demais. Em 2021, apenas 5,23% das Escolas Estaduais eram de Tempo Integral, somando 2,80% das matrículas. Para que o estado seja capaz de cumprir a meta, seria preciso um crescimento anual de 112,28% até 2024 no número de escolas. Por meio deste trabalho, espera-se contribuir com o governo para fomentar o andamento da meta e a ampliação da oferta de Ensino em Tempo Integral, bem como para subsidiar futuras pesquisas de Avaliação de Impacto.
Resumo em lingua estrangeira: Through the National and State Education Plans, which set the goal that, by 2024, at least 50% of public schools should offer Full-Time Education to serve at least 25% of Basic Education students, the present work has the objective of describing the situation of State Schools of Full Time in Mato Grosso (Fullness Schools). Thus, it seeks to verify if there are differences in the results of these in comparison with the other schools and how is the progress of the established goals. This research is classified as exploratory, bibliographic and documentary, with a qualitative and quantitative approach. The most expressive results were obtained in High School, with the approval, failure and abandonment rates of the Integral Schools, which could mean a superior performance in relation to the others. In 2021, only 5.23% of State Schools were full-time, accounting for 2.80% of enrollments. For the state to be able to achieve the target, it would need an annual growth of 112.28% by 2024 in the number of schools. This paper aims to contribute with the government to promote the progress of the goal and the expansion of the offer of Full Time Schools, as well as to support future Impact Evaluation research.
Palavra-chave: Educação em tempo integral
Mato Grosso
Economia da educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Full-time education
Mato Grosso
Economics of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Economia (FE)
Programa: Ciências Econômicas - CUC
Referência: SILVA, Annelyze Victória Correia de Oliveira e. Escola plena: a implantação da educação de tempo integral na rede estadual de Mato Grosso com base na perspectiva de cumprimento das metas de governo. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3179
Data defesa documento: 29-Nov-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Econômicas

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