Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3242
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Proposta pedagógica sobre Sistema Solar para o ensino fundamental |
Autor(es): | Maciel, Ana Carolina Alves |
Orientador(a): | Borges, Viviane Francisca |
Membro da Banca: | Borges, Viviane Francisca |
Membro da Banca: | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Dresch, Mauro André |
Resumo : | O presente trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo demonstrar uma proposta que utilize métodos, por vezes pouco usufruídos, quando se trata de ensino de ciência nos anos finais do ensino fundamental. No ensino de ciências, quando se fala do ensino de astronomia ou sistema solar, abre-se um leque de dúvidas, principalmente a de como aproximar esse conteúdo tão grandioso com os alunos. Diante disso, foi elaborada uma sequência didática aplicando-se o ensino por investigação, com o intuito de que os alunos sejam levados a debater e racionalizar sobre os assuntos propostos. Como método de ensino, também será proposto a inserção dos TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação), de jogos e o uso da interdisciplinaridade que ainda não tem um espaço significativo no cenário escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | This completion course work objectives to demonstrate a proposal that uses methods, sometimes little used, coming from to teaching science in the of elementary school final years. In the teaching science, when it comes to teaching astronomy or the solar system, a range of doubts show up, especially about in how to approach this great content with students. In this sense, a didactic sequence was developed, applying the teaching investigation method, with the intention of the students be taken to debate and to rationalize on the subjects proposed. As teaching method, also will be proposed the insertion of ICTs (Information and Communication Technologies), of games and the use of the interdisciplinarity, that still does not have a significant space in the school scenario. |
Palavra-chave: | Sistema solar Sequência Didática Jogos Didáticos e Química Tecnologia na educação Ensino por investigação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Solar system Didactic sequence Didactic Games and Chemistry Technology in education Investigation method |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Química - CUS |
Referência: | MACIEL, Ana Carolina Alves. Proposta pedagógica sobre Sistema Solar para o ensino fundamental. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3242 |
Data defesa documento: | 7-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_ANA CAROLINA ALVES MACIEL.pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.