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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3244
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Transposição didática de método de tratamento de água residuária com carvão ativado para separação de estradiol |
Autor(es): | Farias, Rhuan Gabriel Cezário |
Orientador(a): | Guilardi Junior, Felicio |
Coorientador: | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Borges, Viviane Francisca |
Membro da Banca: | Dresch, Mauro André |
Resumo : | Este trabalho visou realizar uma transposição didática, para ensino de Química, como proposta de sequência didática que envolve o Carbo activatus, como método de adsorção, proporcionado remoção de disruptores endócrinos - os hormônios femininos 17β-estradiol e 17α- etinilestradiol, presentes em águas residuárias. A detecção de disruptores endócrinos tem se tornado cada vez mais evidente em pesquisas relacionadas à água, aumentando o interesse em conhecer os efeitos destas substâncias em organismos vivos e a modos de realizar o tratamento destes no meio. Os estudos atuais relacionados aos disruptores mostram a presença destes em meio aquoso, e já cogitam a possibilidade, mesmo que em pequenas quantidades, interferirem tanto na saúde da fauna aquática quanto na humana. Sendo assim, o processo de transposição didática considera a possibilidade do saber científico ser problematizado em saber ensinado, tomando-se por base métodos e técnicas de pesquisa e dados técnicos analíticos. Os dados para construção da proposta de sequência didática alternativa para os estudos de Ciências/Química quanto ao tratamento destes efluentes, foram previamente, estabelecidos no ano de 2017. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work aims to carry out a didactic transposition, for teaching Chemistry, as a proposal for a didactic sequence that involves Carbo activatus, as an adsorption method, providing removal of endocrine disruptors - the female hormones 17β-estradiol and 17α-ethinylestradiol, present in wastewater. The detection of endocrine disruptors has become increasingly evident in research related to water, increasing the interest in knowing the effects of these substances on living organisms and ways to perform their treatment in the environment. Current studies related to disruptors show their presence in an aqueous medium, and already consider the possibility, even in small amounts, of interfering with both the health of aquatic and human fauna. Therefore, the process of didactic transposition considers the possibility of scientific knowledge being problematized in taught knowledge, based on research methods and techniques and analytical technical data. The data for the construction of the proposal for an alternative didactic sequence for Science/Chemistry studies regarding the treatment of these effluents in advance were established in 2017. |
Palavra-chave: | Transposição didática Adsorção Carvão Ativado |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Didactic transposition Adsorption Activated charcoal |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Química - CUS |
Referência: | FARIAS, Rhuan Gabriel Cezário. Transposição didática de método de tratamento de água residuária com carvão ativado para separação de estradiol. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3244 |
Data defesa documento: | 7-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_2022_RHUAN GABRIEL CEZÁRIO FARIAS.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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