Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Edilson Vacaro-
dc.date.accessioned2023-08-02T17:59:24Z-
dc.date.available2023-06-07-
dc.date.available2023-08-02T17:59:24Z-
dc.date.issued2023-06-01-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Edilson Vacaro. Ensino de Ciências e Religião: uma análise baseada em artigos e periódicos de revistas científicas produzidas entre 2000 e 2022. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3320-
dc.description.abstractThis research originates from personal inquiries about the scientific and religious spheres with which I relate. Seeking a better understanding of the approach between Science and Religion in the educational environment, we sought to investigate journal publications and scientific articles with the best evaluations of the CAPES Qualis index, in which we intend to reveal how this theme has been approached in education. We sought to qualitatively and quantitatively analyze articles published in prominent national Science Teaching journals that addressed the relationship between Science Teaching and Religion. For this purpose, we selected, among the national science teaching journals belonging to extracts A1, A2, A3 and A4 of CAPES' Qualis system, articles that responded to the keywords: "religion", beliefs", "church", "Science" , “Belief”, “Intelligent Design”, “God”, “Faith”, “Church”, “Materialism”, “Naturalism”, “Religion”, “Religious”, “Religiosity”, “Religious” and “Supernatural”. Among the 13 journals that met these criteria, we found a total of 40 articles that addressed the theme, distributed over the last 22 years. We verified that the predominant area of the works is Biology and in relation to the relationship between Science and Religion, among 4 possible positions (dialogue, independence, conflict and integration) we reached the conclusion that the dialogue was more present in the works. There was recurrence of work based on a methodology of interviews and questionnaires, either with students or teachers, which seek to analyze the conceptions of science and religion of the interviewees.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-07-31T17:58:42Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_EDILSON VACARO NOGUEIRA.pdf: 878750 bytes, checksum: 947cf16528440c3b7771825a3f0daaf2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-02T17:56:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_EDILSON VACARO NOGUEIRA.pdf: 878750 bytes, checksum: 947cf16528440c3b7771825a3f0daaf2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-02T17:58:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_EDILSON VACARO NOGUEIRA.pdf: 878750 bytes, checksum: 947cf16528440c3b7771825a3f0daaf2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-02T17:59:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_EDILSON VACARO NOGUEIRA.pdf: 878750 bytes, checksum: 947cf16528440c3b7771825a3f0daaf2 (MD5) Previous issue date: 2023-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de Ciências e Religião : uma análise baseada em artigos e periódicos de revistas científicas produzidas entre 2000 e 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Hernani Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649540914748537pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Hernani Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649540914748537pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
dc.contributor.referee3Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem origem em indagações pessoais sobre as esferas científicas e religiosas, com as quais me relaciono. Buscando um melhor entendimento com relação à abordagem entre a Ciência e a Religião no meio educacional, procuramos investigar publicações de revistas e artigos científicos mais bem avaliados do índice Qualis da CAPES, nos quaisintentamosrevelar como tem ocorrido a abordagem dessa temática na educação. Procuramos analisar qualiquantitativamente artigos publicados em destacadas revistas nacionais de Ensino de Ciências que abordassem a relação entre Ensino de Ciências e Religião. Para tanto selecionamos, dentre as revistas nacionais de Ensino de Ciências pertencentes aos extratos A1, A2, A3 e A4 do sistema Qualis da CAPES, artigos que respondessem às palavras-chave: “religião”, crenças”, “igreja”, “Ciência”, “Crença”, “Design inteligente”, “Deus”, “Fé”, “Igreja”, “Materialismo”, “Naturalismo”, “Religião”, “Religiosa”, “Religiosidade”, “Religioso” e “Sobrenatural”. Dentre as 13 revistas que atenderam a estes critérios encontramos um total de 40 artigos que abordaram a temática, distribuídos ao longo dos últimos 22 anos. Verificamos que a área predominante dos trabalhos é a Biologia e com relação ao relacionamento entre Ciência e Religião, dentre 4 possíveis posicionamentos (diálogo, independência, conflito e integração) chegamos à conclusão de que o diálogo se fez mais presente nos trabalhos. Houve recorrência de trabalhos baseados em uma metodologia de entrevistas e questionários, seja com alunos ou professores, os quais procuram analisar as concepções de ciência e religião dos entrevistados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordReligiãopt_BR
dc.subject.keywordCiênciapt_BR
dc.subject.keywordpt_BR
dc.subject.keywordPeriódicospt_BR
dc.subject.keyword2Science teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Religionpt_BR
dc.subject.keyword2Sciencept_BR
dc.subject.keyword2Faithpt_BR
dc.subject.keyword2Periodicalspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_EDILSON VACARO NOGUEIRA.pdf858.15 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.