Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3320
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de Ciências e Religião : uma análise baseada em artigos e periódicos de revistas científicas produzidas entre 2000 e 2022
Autor(es): Nogueira, Edilson Vacaro
Orientador(a): Azevedo, Hernani Luiz
Membro da Banca: Azevedo, Hernani Luiz
Membro da Banca: Pinheiro, Jean Reinildes
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Resumo : Esta pesquisa tem origem em indagações pessoais sobre as esferas científicas e religiosas, com as quais me relaciono. Buscando um melhor entendimento com relação à abordagem entre a Ciência e a Religião no meio educacional, procuramos investigar publicações de revistas e artigos científicos mais bem avaliados do índice Qualis da CAPES, nos quaisintentamosrevelar como tem ocorrido a abordagem dessa temática na educação. Procuramos analisar qualiquantitativamente artigos publicados em destacadas revistas nacionais de Ensino de Ciências que abordassem a relação entre Ensino de Ciências e Religião. Para tanto selecionamos, dentre as revistas nacionais de Ensino de Ciências pertencentes aos extratos A1, A2, A3 e A4 do sistema Qualis da CAPES, artigos que respondessem às palavras-chave: “religião”, crenças”, “igreja”, “Ciência”, “Crença”, “Design inteligente”, “Deus”, “Fé”, “Igreja”, “Materialismo”, “Naturalismo”, “Religião”, “Religiosa”, “Religiosidade”, “Religioso” e “Sobrenatural”. Dentre as 13 revistas que atenderam a estes critérios encontramos um total de 40 artigos que abordaram a temática, distribuídos ao longo dos últimos 22 anos. Verificamos que a área predominante dos trabalhos é a Biologia e com relação ao relacionamento entre Ciência e Religião, dentre 4 possíveis posicionamentos (diálogo, independência, conflito e integração) chegamos à conclusão de que o diálogo se fez mais presente nos trabalhos. Houve recorrência de trabalhos baseados em uma metodologia de entrevistas e questionários, seja com alunos ou professores, os quais procuram analisar as concepções de ciência e religião dos entrevistados.
Resumo em lingua estrangeira: This research originates from personal inquiries about the scientific and religious spheres with which I relate. Seeking a better understanding of the approach between Science and Religion in the educational environment, we sought to investigate journal publications and scientific articles with the best evaluations of the CAPES Qualis index, in which we intend to reveal how this theme has been approached in education. We sought to qualitatively and quantitatively analyze articles published in prominent national Science Teaching journals that addressed the relationship between Science Teaching and Religion. For this purpose, we selected, among the national science teaching journals belonging to extracts A1, A2, A3 and A4 of CAPES' Qualis system, articles that responded to the keywords: "religion", beliefs", "church", "Science" , “Belief”, “Intelligent Design”, “God”, “Faith”, “Church”, “Materialism”, “Naturalism”, “Religion”, “Religious”, “Religiosity”, “Religious” and “Supernatural”. Among the 13 journals that met these criteria, we found a total of 40 articles that addressed the theme, distributed over the last 22 years. We verified that the predominant area of the works is Biology and in relation to the relationship between Science and Religion, among 4 possible positions (dialogue, independence, conflict and integration) we reached the conclusion that the dialogue was more present in the works. There was recurrence of work based on a methodology of interviews and questionnaires, either with students or teachers, which seek to analyze the conceptions of science and religion of the interviewees.
Palavra-chave: Ensino de Ciências
Religião
Ciência

Periódicos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Science teaching
Religion
Science
Faith
Periodicals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Física - CUS
Referência: NOGUEIRA, Edilson Vacaro. Ensino de Ciências e Religião: uma análise baseada em artigos e periódicos de revistas científicas produzidas entre 2000 e 2022. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3320
Data defesa documento: 1-Jun-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_EDILSON VACARO NOGUEIRA.pdf858.15 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.