Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3323
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sistema Sol-Terra-Lua no Geogebra : uma modelagem tridimensional da mecânica celeste para o céu da Amazônia Meridional
Autor(es): Fagioli, Matheus Felipe Meira
Orientador(a): Botan, Éverton
Membro da Banca: Botan, Éverton
Membro da Banca: Cardoso, Fabiano César
Membro da Banca: Feistel, Roseli Adriana Blümke
Resumo : Os resultados matemáticos do astrônomo italiano Gian Domenico Cassini, sobre o movimento da Lua e suas características, descreveram com clareza os importantes movimentos do Sistema Sol-Terra-Lua no Século XVII, como a ocorrência dos eclipses. O início da era tecnológica concedeu aos astrônomos contemporâneos uma nova forma de ver a mecânica celeste. Através de programas e sistemas, os computadores proporcionaram investigações mais elaboradas sobre tais fenômenos na área. No ambiente educacional brasileiro dos anos 90, o ensino do tema também esteve presente nos documentos educacionais, como exemplo, nos antigos Parâmetros Curriculares Nacionais. Durante as seções sobre o texto, discutiremos os fenômenos propostos na Base Nacional Comum Curricular: Rotação, Translação, Eclipses, Fases da Lua, Estações do Ano, Nutação e Precessão. Sobre a perspectiva desses documentos norteadores, elaboramos dois modelos para representar os movimentos no sistema Sol-Terra-Lua. Os modelos reproduzem duas posições para o observador, uma mostrando o sistema visto de longe e outra mostrando os movimentos vistos por um observador na Terra, em Sinop. Por meio uma pesquisa qualitativa, foram elaborados dois questionários posteriormente aplicados em um projeto de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso, chamado “II ICNHS em Ação”. Avaliamos a perspectiva dos professores da rede pública e particular de ensino, também alunos da Pós Graduação e Graduação, em relação as competências e habilidades dos documentos educacionais para o Ensino Fundamental II. Analisamos também a perspectiva dos participantes sobre os modelos elaborados. Notamos que todos se demonstraram interessados numa futura implementação dos modelos, que aliado à Astronomia, colabora para um ensino de ciências atual, e inspirador. Como resultado de nossa pesquisa, concluímos que os modelos construídos no Geogebra têm potencial para uma possível aplicação em sala de aula.
Resumo em lingua estrangeira: The mathematical results of the Italian astronomer Gian Domenico Cassini, on the movement of the Moon and its characteristics, clearly described the important movements of the Sun-Earth-Moon System in the 17th century, such as the occurrence of eclipses. The beginning of the technological age has given contemporary astronomers a new way of looking at celestial mechanics. Through programs and systems, computers have provided more elaborate investigations into such phenomena in the area. In the Brazilian educational environment of the 1990s, the teaching of the subject was also present in educational documents, for example, in the old National Curriculum Parameters. During the sections on the text, we will discuss the phenomena proposed in the Common National Curriculum Base: Rotation, Translation, Eclipses, Moon Phases, Seasons, Nutation and Precession. From the perspective of these guiding documents, we developed two models to represent the movements in the Sun-Earth-Moon system. The models reproduce two positions for the observer, one showing the system seen from afar and the other showing the movements seen by an observer on Earth, in Sinop. Through a qualitative research, two questionnaires were elaborated, later applied in an extension project of the Federal University of Mato Grosso, called “II ICNHS in Action”. We evaluated the perspective of public and private school teachers, also graduate and undergraduate students, in relation to the competences and abilities of the educational documents for Elementary School II. We also analyzed the participants' perspective on the developed models. We noticed that everyone was interested in a future implementation of the models, which, together with Astronomy, contributes to a current and inspiring science education. As a result of our research, we concluded that models built in Geogebra have potential for a possible application in the classroom.
Palavra-chave: Base Nacional Comum Curricular
Ensino de Ciências
Geogebra
Modelos de Astronomia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Common National Curriculum Base
Science teaching
Geogebra
Astronomy Models
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Física - CUS
Referência: FAGIOLI, Matheus Felipe Meira. Sistema Sol-Terra-Lua no Geogebra: uma modelagem tridimensional da mecânica celeste para o céu da Amazônia Meridional. 2021. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3323
Data defesa documento: 4-Oct-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

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