Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Luana Souza-
dc.date.accessioned2023-08-02T18:28:27Z-
dc.date.available2022-07-25-
dc.date.available2023-08-02T18:28:27Z-
dc.date.issued2022-07-13-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luana Souza. Proposta Didática para o estudo da Termologia: aspectos históricos e experimentação. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3325-
dc.description.abstractThe present study aims to promote the study of physical concepts of Thermology, through experimentation and historical aspects, in order to lead the student to the perception of physical phenomena present in everyday life. The research is configured as qualitative of an applied nature. Therefore, a Didactic Sequence was elaborated, based on the teaching dynamics of the Three Pedagogical Moments, involving experimentation, problematization and historical aspects about the theme "Thermology". The proposed teaching material aims to contribute to the teaching and learning process of Physics, providing the teacher with a way to lead the student to the perception of physical phenomena present in their reality. The experiments proposed in the Didactic Sequence can be developed with simple and low-cost materials, making it possible to carry them out in the school context. It is hoped that the practice of experimentation together with the history of Science will help students to identify and understand physical phenomena existing in everyday life, and motivate students to study Physics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-02T17:42:38Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_LUANA SOUZA FERREIRA.pdf: 1100249 bytes, checksum: 83ea5554691f5b3fc2b3de65887940ba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-02T18:16:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_LUANA SOUZA FERREIRA.pdf: 1100249 bytes, checksum: 83ea5554691f5b3fc2b3de65887940ba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-02T18:27:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_LUANA SOUZA FERREIRA.pdf: 1100249 bytes, checksum: 83ea5554691f5b3fc2b3de65887940ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-02T18:28:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_LUANA SOUZA FERREIRA.pdf: 1100249 bytes, checksum: 83ea5554691f5b3fc2b3de65887940ba (MD5) Previous issue date: 2022-07-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta Didática para o estudo da Termologia : aspectos históricos e experimentaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Feistel, Roseli Adriana Blümke-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516673002046226pt_BR
dc.contributor.referee1Feistel, Roseli Adriana Blümke-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516673002046226pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Elizabeth Quirino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804734155117578pt_BR
dc.contributor.referee3Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo visa promover o estudo de conceitos físicos de Termologia, por meio da experimentação e aspectos históricos, a fim de propiciar o aluno à percepção dos objetos de estudos da física presentes no cotidiano. A pesquisa configura-se como qualitativa de natureza aplicada. Para tanto, foi elaborada uma Sequência Didática, com base na dinâmica de ensino dos Três Momentos Pedagógicos, envolvendo a experimentação, problematização e aspectos históricos acerca da temática “Termologia”. O material didático proposto tem por finalidade contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de Física, proporcionando ao professor um meio de propiciar o aluno à percepção de fenômenos físicos presentes em sua realidade. Os experimentos propostos na Sequência Didática podem ser desenvolvidos com materiais simples e de baixo custo, tornando possível a sua realização no contexto escolar. Espera-se que a prática da experimentação juntamente com a história da Ciência auxilie os alunos a identificar e compreender os objetos físicos existentes no dia a dia, e motive os alunos para o estudo da Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino Médiopt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordSequência Didáticapt_BR
dc.subject.keywordTrês Momentos Pedagógicospt_BR
dc.subject.keyword2Teaching Physicspt_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Experimentationpt_BR
dc.subject.keyword2Following teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Three Pedagogical Momentspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_LUANA SOUZA FERREIRA.pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.