Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrare, Vitória Luiza Fernandes-
dc.date.accessioned2023-08-03T17:01:40Z-
dc.date.available2023-08-02-
dc.date.available2023-08-03T17:01:40Z-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.identifier.citationFRARE, Vitória Luiza Fernandes. Modelagem Científica: atividades experimentais usando molas para aplicação no Ensino Médio. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3327-
dc.description.abstractThis work, through the view of scientific modeling proposed by the Argentine physicist and philosopher of science Mário Bunge, aims to work on three episodes of modeling on springs, which involve the construction of theoretical models and their subsequent empirical validation. Initially, the work is about two springs associated in series and in parallel. For springs associated in series, the empirical contrast of the traditional model is performed and in the case of association in parallel, using different elastic constants, a theoretical model is proposed under an energetic approach that results in an equivalent elastic constant different from the traditional model. Then, the case of two springs associated in parallel was studied, maintaining or forcing the hypothesis of equal elongations, which due to its simplicity proved to be advantageous. The third modeling episode addresses the construction of the elastic constant model as a function of the number of turns, where the proposed hypothesis is that the shear modulus G is constant for each spring and its parts into which they were divided. The empirical results indicate that the hypothesis considered is correct, in which it is verified that the spring constant of the original spring and its derived springs depend on the number of turns. Therefore, scientific modeling is promising for Physics Teaching, as students can understand how science is done through the construction of model objects, theoretical models and their respective empirical contrasts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-03T16:58:16Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_VITÓRIA LUIZA FERNANDES FRARE.pdf: 1503689 bytes, checksum: e88487ceb5b5b4ae6f1408eb8de56245 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-03T17:00:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_VITÓRIA LUIZA FERNANDES FRARE.pdf: 1503689 bytes, checksum: e88487ceb5b5b4ae6f1408eb8de56245 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-03T17:01:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_VITÓRIA LUIZA FERNANDES FRARE.pdf: 1503689 bytes, checksum: e88487ceb5b5b4ae6f1408eb8de56245 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-03T17:01:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_VITÓRIA LUIZA FERNANDES FRARE.pdf: 1503689 bytes, checksum: e88487ceb5b5b4ae6f1408eb8de56245 (MD5) Previous issue date: 2022-07-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelagem Científica : atividades experimentais usando molas para aplicação no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Ricardo Robinson Campomanes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4005610138735380pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Ricardo Robinson Campomanes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4005610138735380pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Yuri Alexandrovish-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2973227801946479pt_BR
dc.contributor.referee3Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240245623293118pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho através da visão de modelagem científica proposta pelo físico e filósofo da ciência argentino Mário Bunge, tem o objetivo de trabalhar três episódios de modelagem sobre molas, que envolvem a construção de modelos teóricos e sua posterior validação empírica. Inicialmente, o trabalho versa sobre duas molas associadas em série e em paralelo. Para as molas associadas em série, é realizado a contrastação empírica do modelo tradicional e no caso da associação em paralelo, utilizando constantes elásticas diferentes, é proposto um modelo teórico sob um enfoque energético que resulta numa constante elástica equivalente diferente do modelo tradicional. Em seguida, foi estudado o caso de duas molas associadas em paralelo, mantendo ou forçando a hipótese de iguais elongações, que devido sua simplicidade se mostrou vantajosa. O terceiro episódio de modelagem aborda a construção do modelo da constante elástica em função do número de espiras, onde a hipótese proposta é que o módulo de cisalhamento G é constante para cada mola e suas partes em que foram divididas. Os resultados empíricos indicam que a hipótese considerada se apresenta correta, no qual se verifica que a constante elástica da mola original e suas molas derivadas dependem do número de espiras. Portanto, a modelagem científica se apresenta promissora para o Ensino de Física, pois os estudantes podem compreender como se faz ciência através da construção de objetos-modelo, de modelos teóricos e suas respectivas contrastações empíricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordConstante elásticapt_BR
dc.subject.keywordMario Bungept_BR
dc.subject.keywordModelo teóricopt_BR
dc.subject.keywordMolaspt_BR
dc.subject.keyword2Physics Teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Elastic constantpt_BR
dc.subject.keyword2Mario Bungept_BR
dc.subject.keyword2Theoric modelpt_BR
dc.subject.keyword2Springspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_VITÓRIA LUIZA FERNANDES FRARE.pdf1.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.