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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3327
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Modelagem Científica : atividades experimentais usando molas para aplicação no Ensino Médio |
Autor(es): | Frare, Vitória Luiza Fernandes |
Orientador(a): | Santana, Ricardo Robinson Campomanes |
Membro da Banca: | Santana, Ricardo Robinson Campomanes |
Membro da Banca: | Barbosa, Yuri Alexandrovish |
Membro da Banca: | Pinheiro, Jean Reinildes |
Resumo : | Este trabalho através da visão de modelagem científica proposta pelo físico e filósofo da ciência argentino Mário Bunge, tem o objetivo de trabalhar três episódios de modelagem sobre molas, que envolvem a construção de modelos teóricos e sua posterior validação empírica. Inicialmente, o trabalho versa sobre duas molas associadas em série e em paralelo. Para as molas associadas em série, é realizado a contrastação empírica do modelo tradicional e no caso da associação em paralelo, utilizando constantes elásticas diferentes, é proposto um modelo teórico sob um enfoque energético que resulta numa constante elástica equivalente diferente do modelo tradicional. Em seguida, foi estudado o caso de duas molas associadas em paralelo, mantendo ou forçando a hipótese de iguais elongações, que devido sua simplicidade se mostrou vantajosa. O terceiro episódio de modelagem aborda a construção do modelo da constante elástica em função do número de espiras, onde a hipótese proposta é que o módulo de cisalhamento G é constante para cada mola e suas partes em que foram divididas. Os resultados empíricos indicam que a hipótese considerada se apresenta correta, no qual se verifica que a constante elástica da mola original e suas molas derivadas dependem do número de espiras. Portanto, a modelagem científica se apresenta promissora para o Ensino de Física, pois os estudantes podem compreender como se faz ciência através da construção de objetos-modelo, de modelos teóricos e suas respectivas contrastações empíricas. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work, through the view of scientific modeling proposed by the Argentine physicist and philosopher of science Mário Bunge, aims to work on three episodes of modeling on springs, which involve the construction of theoretical models and their subsequent empirical validation. Initially, the work is about two springs associated in series and in parallel. For springs associated in series, the empirical contrast of the traditional model is performed and in the case of association in parallel, using different elastic constants, a theoretical model is proposed under an energetic approach that results in an equivalent elastic constant different from the traditional model. Then, the case of two springs associated in parallel was studied, maintaining or forcing the hypothesis of equal elongations, which due to its simplicity proved to be advantageous. The third modeling episode addresses the construction of the elastic constant model as a function of the number of turns, where the proposed hypothesis is that the shear modulus G is constant for each spring and its parts into which they were divided. The empirical results indicate that the hypothesis considered is correct, in which it is verified that the spring constant of the original spring and its derived springs depend on the number of turns. Therefore, scientific modeling is promising for Physics Teaching, as students can understand how science is done through the construction of model objects, theoretical models and their respective empirical contrasts. |
Palavra-chave: | Ensino de Física Constante elástica Mario Bunge Modelo teórico Molas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physics Teaching Elastic constant Mario Bunge Theoric model Springs |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Física - CUS |
Referência: | FRARE, Vitória Luiza Fernandes. Modelagem Científica: atividades experimentais usando molas para aplicação no Ensino Médio. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3327 |
Data defesa documento: | 15-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Naturais e Matemática - Física |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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