Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Rennan Antonio Xavier-
dc.date.accessioned2023-08-28T15:23:37Z-
dc.date.available2022-03-17-
dc.date.available2023-08-28T15:23:37Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationDUARTE, Rennan Antonio Xavier. Tecnologias da Informação e Comunicação na educação durante a pandemia do Covid-19. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Radialismo) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3360-
dc.description.abstractThe global pandemic, which came to be due to viral infection caused by SARS-CoV-2, the new coronavirus, has affected society in different ways. Among those, the educational sector. With the recommendation from the WHO (World Health Organization) to keep social distance in order to stop the fast spreading of the disease, educational institutions and programs had to adapt. The classes were video streamed, making use of technological resources and the internet, to the students. However, several difficulties were observed in the adaptation process, like the growing dismay of the student body towards the new method of teaching. Furthermore, the faculty members saw themselves with several difficulties regarding the academic and pedagogic adaptation to this new teaching approach. The objective of the present study is to conduct a literary review in regard to the remote learning method, specifically amidst the pandemic, and induce reflection upon the use of Information and Communications Technology - ICT. Regarding the methodological procedures, this study is characterized as a qualitative method, focused on bibliographical review for data collection. The development of the theme demonstrated that, taking into consideration the extreme reliance on ICT during the pandemic, one of the challenges faced is the scarce proficiency of the faculty members to properly act with these tools, thereby jeopardizing the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-08-23T13:46:43Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Rennan Antonio Xavier Duarte.pdf: 361423 bytes, checksum: cfe6af3769e81a5110ebeaccd1fd7762 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-08-28T15:23:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Rennan Antonio Xavier Duarte.pdf: 361423 bytes, checksum: cfe6af3769e81a5110ebeaccd1fd7762 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-28T15:23:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Rennan Antonio Xavier Duarte.pdf: 361423 bytes, checksum: cfe6af3769e81a5110ebeaccd1fd7762 (MD5) Previous issue date: 2022-03-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTecnologias da informação e comunicação na educação durante a pandemia do Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Moacir Francisco de Sant'Ana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0555767806744471pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Moacir Francisco de Sant'Ana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0555767806744471pt_BR
dc.contributor.referee2Dall'Bello, Denize-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2819937320617981pt_BR
dc.contributor.referee3Moreira, Cláudia da Consolação-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2984191651657914pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4711085829019218pt_BR
dc.description.resumoO cenário de pandemia, definido em face de infecção viral causada pelo SARS-CoV-2, o novo coronavírus, afetou a sociedade em diferentes esferas. Dentre elas, a educacional. Com a recomendação pela Organização Mundial de Saúde – OMS - de se manter o isolamento social para conter o avanço da doença, houve necessidade de adaptação no processo de ensino-aprendizagem. As aulas passaram a ser transmitidas para os alunos pela internet, por meio do uso de recursos tecnológicos. Contudo, várias dificuldades foram diagnosticadas no processo de adaptação, entre elas o desânimo discente em razão da nova modalidade de acompanhamento escolar. Do lado docente, a dificuldade de adaptação didática aos recursos tecnológicos. O objetivo do presente estudo consiste em realizar uma revisão de literatura sobre questões que envolvem o ensino à distância (EAD), especialmente em tempos de pandemia, e refletir sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. Em relação aos procedimentos metodológicos esta pesquisa é classificada como método qualitativo, centrada na revisão bibliográfica para coleta dos dados. O desenvolvimento do tema demonstrou que, considerando-se a extrema dependência das TICs em tempos de pandemia, um dos desafios enfrentados consiste na formação docente insuficiente para atuar satisfatoriamente com essas ferramentas, comprometendo, assim, o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programRadialismo - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordTecnologiaspt_BR
dc.subject.keywordTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordTICspt_BR
dc.subject.keyword2Pandemicpt_BR
dc.subject.keyword2Technologiespt_BR
dc.subject.keyword2Information and communications technologypt_BR
dc.subject.keyword2ICTpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Radialismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Rennan Antonio Xavier Duarte.pdf352.95 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.