Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3360
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Tecnologias da informação e comunicação na educação durante a pandemia do Covid-19 |
Autor(es): | Duarte, Rennan Antonio Xavier |
Orientador(a): | Barros, Moacir Francisco de Sant'Ana |
Membro da Banca: | Barros, Moacir Francisco de Sant'Ana |
Membro da Banca: | Dall'Bello, Denize |
Membro da Banca: | Moreira, Cláudia da Consolação |
Resumo : | O cenário de pandemia, definido em face de infecção viral causada pelo SARS-CoV-2, o novo coronavírus, afetou a sociedade em diferentes esferas. Dentre elas, a educacional. Com a recomendação pela Organização Mundial de Saúde – OMS - de se manter o isolamento social para conter o avanço da doença, houve necessidade de adaptação no processo de ensino-aprendizagem. As aulas passaram a ser transmitidas para os alunos pela internet, por meio do uso de recursos tecnológicos. Contudo, várias dificuldades foram diagnosticadas no processo de adaptação, entre elas o desânimo discente em razão da nova modalidade de acompanhamento escolar. Do lado docente, a dificuldade de adaptação didática aos recursos tecnológicos. O objetivo do presente estudo consiste em realizar uma revisão de literatura sobre questões que envolvem o ensino à distância (EAD), especialmente em tempos de pandemia, e refletir sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. Em relação aos procedimentos metodológicos esta pesquisa é classificada como método qualitativo, centrada na revisão bibliográfica para coleta dos dados. O desenvolvimento do tema demonstrou que, considerando-se a extrema dependência das TICs em tempos de pandemia, um dos desafios enfrentados consiste na formação docente insuficiente para atuar satisfatoriamente com essas ferramentas, comprometendo, assim, o processo de ensino-aprendizagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | The global pandemic, which came to be due to viral infection caused by SARS-CoV-2, the new coronavirus, has affected society in different ways. Among those, the educational sector. With the recommendation from the WHO (World Health Organization) to keep social distance in order to stop the fast spreading of the disease, educational institutions and programs had to adapt. The classes were video streamed, making use of technological resources and the internet, to the students. However, several difficulties were observed in the adaptation process, like the growing dismay of the student body towards the new method of teaching. Furthermore, the faculty members saw themselves with several difficulties regarding the academic and pedagogic adaptation to this new teaching approach. The objective of the present study is to conduct a literary review in regard to the remote learning method, specifically amidst the pandemic, and induce reflection upon the use of Information and Communications Technology - ICT. Regarding the methodological procedures, this study is characterized as a qualitative method, focused on bibliographical review for data collection. The development of the theme demonstrated that, taking into consideration the extreme reliance on ICT during the pandemic, one of the challenges faced is the scarce proficiency of the faculty members to properly act with these tools, thereby jeopardizing the teaching-learning process. |
Palavra-chave: | Pandemia Tecnologias Tecnologias da informação e comunicação TICs |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Pandemic Technologies Information and communications technology ICT |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Curso: | Radialismo - CUC |
Referência: | DUARTE, Rennan Antonio Xavier. Tecnologias da Informação e Comunicação na educação durante a pandemia do Covid-19. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Radialismo) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3360 |
Data defesa documento: | 17-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Comunicação Social - Radialismo |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Rennan Antonio Xavier Duarte.pdf | 352.95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.