Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3362
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fidelis, Fernanda Cristina Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-28T15:38:21Z | - |
dc.date.available | 2022-03-22 | - |
dc.date.available | 2023-08-28T15:38:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
dc.identifier.citation | FIDELIS, Fernanda Cristina Ferreira. Mulheres e o gênero do retrato: um estudo sobre a construção da (auto)imagem na pintura. 2022. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Radialismo) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3362 | - |
dc.description.abstract | Art is institutionally centered on the figure of a great artist. The critics, formals process of education, production, tradition and structures are all admitted and apprehended by these. In this announced scenario, this paper seeks to analyze the self-portraits of women painters, from different centuries, which can bring revelations about the condition of the female space in the arts. The authorial retreats of Sofonisba Anguissola, Clara Peeters, Artemisia Gentileschi and Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun will be favored, being grouped with no consideration to their styles, but because of the fact that they made self portraits. Thus, based on Erwin Panofsky's iconological method, we discuss the meaning of these images as a subversion of emancipation or as an icon of a movement for equality and space. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-06-29T16:19:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Fernanda Cristina Ferreira Fidelis.pdf: 2471556 bytes, checksum: 245e267518432e3573332f3713957245 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-08-28T15:38:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Fernanda Cristina Ferreira Fidelis.pdf: 2471556 bytes, checksum: 245e267518432e3573332f3713957245 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-28T15:38:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Fernanda Cristina Ferreira Fidelis.pdf: 2471556 bytes, checksum: 245e267518432e3573332f3713957245 (MD5) Previous issue date: 2022-03-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mulheres e o gênero do retrato : um estudo sobre a construção da (auto)imagem na pintura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Esteves, Leonardo Gomes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5298571704590077 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Esteves, Leonardo Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5298571704590077 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dall'Bello, Denize | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2819937320617981 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lopes, Denise Costa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5990558223350345 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3378459556312188 | pt_BR |
dc.description.resumo | A arte está institucionalmente centralizada na figura do grande artista. A crítica, os processos formais de educação, a produção, tradição e estruturas estão todos concebidos e apreendidos por esses. Nesse cenário denunciado, este trabalho busca analisar os autorretratos de mulheres pintoras, de diferentes séculos, que podem trazer revelações sobre a condição do espaço feminino nas artes. Serão privilegiados os autorretratos de Sofonisba Anguissola, Clara Peeters, Artemisia Gentileschi e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun que foram aqui agrupadas sem considerar seus estilos, mas sim pelo fato de se retratarem como pintoras. Dessa maneira, através do método iconológico de Erwin Panofsky, discute-se a significação dessas imagens como um sussurro por emancipação ou como ícone de um movimento por igualdade e espaço. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Radialismo - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autorretrato | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artistas mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | História da arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iconologia | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Self-portrait | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Women artists | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Art history | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Iconology | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Comunicação Social - Radialismo |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Fernanda Cristina Ferreira Fidelis.pdf | 2.41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.