Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3362
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mulheres e o gênero do retrato : um estudo sobre a construção da (auto)imagem na pintura
Autor(es): Fidelis, Fernanda Cristina Ferreira
Orientador(a): Esteves, Leonardo Gomes
Membro da Banca: Esteves, Leonardo Gomes
Membro da Banca: Dall'Bello, Denize
Membro da Banca: Lopes, Denise Costa
Resumo : A arte está institucionalmente centralizada na figura do grande artista. A crítica, os processos formais de educação, a produção, tradição e estruturas estão todos concebidos e apreendidos por esses. Nesse cenário denunciado, este trabalho busca analisar os autorretratos de mulheres pintoras, de diferentes séculos, que podem trazer revelações sobre a condição do espaço feminino nas artes. Serão privilegiados os autorretratos de Sofonisba Anguissola, Clara Peeters, Artemisia Gentileschi e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun que foram aqui agrupadas sem considerar seus estilos, mas sim pelo fato de se retratarem como pintoras. Dessa maneira, através do método iconológico de Erwin Panofsky, discute-se a significação dessas imagens como um sussurro por emancipação ou como ícone de um movimento por igualdade e espaço.
Resumo em lingua estrangeira: Art is institutionally centered on the figure of a great artist. The critics, formals process of education, production, tradition and structures are all admitted and apprehended by these. In this announced scenario, this paper seeks to analyze the self-portraits of women painters, from different centuries, which can bring revelations about the condition of the female space in the arts. The authorial retreats of Sofonisba Anguissola, Clara Peeters, Artemisia Gentileschi and Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun will be favored, being grouped with no consideration to their styles, but because of the fact that they made self portraits. Thus, based on Erwin Panofsky's iconological method, we discuss the meaning of these images as a subversion of emancipation or as an icon of a movement for equality and space.
Palavra-chave: Autorretrato
Artistas mulheres
História da arte
Iconologia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Self-portrait
Women artists
Art history
Iconology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Curso: Radialismo - CUC
Referência: FIDELIS, Fernanda Cristina Ferreira. Mulheres e o gênero do retrato: um estudo sobre a construção da (auto)imagem na pintura. 2022. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Radialismo) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3362
Data defesa documento: 16-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Radialismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Fernanda Cristina Ferreira Fidelis.pdf2.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.