Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3371
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção e atitude dos consumidores brasileiros em relação aos produtos diet e light
Autor(es): Lima, Bárbara Carolina Herani
Costa, Larissa de Almeida
Orientador(a): Pereira, Ana Paula Aparecida
Membro da Banca: Pereira, Ana Paula Aparecida
Membro da Banca: Souza, Bárbara da Silva Nalin de
Membro da Banca: Rodrigues, Paulo Rogério Melo
Resumo : As escolhas alimentares estão sofrendo constantes alterações por conta dos custos, ofertas e a alta exposição à publicidade. Logo, há uma substituição do consumo de alimentos in natura por produtos ultraprocessados. A má alimentação e o consumo excessivo de alimentos industrializados provocam um aumento no aparecimento de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). O perfil nutricional da população revela novos desafios à saúde pública na criação de um modelo de Atenção à Saúde que busque ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento das DCNT. Para auxiliar no controle glicêmico, os produtos diet e light são utilizados por pessoas com diagnóstico da diabetes, porém ainda há dúvidas sobre suas diferenças e benefícios para os consumidores. Este estudo teve como objetivo explorar a percepção e atitude dos consumidores em relação aos produtos diet e light. Foi realizado um estudo exploratório do tipo transversal, a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa, que se utilizou das técnicas projetivas por meio de um questionário online de autopreenchimento, compartilhado com brasileiros maiores de 18 anos e residentes no Brasil, com questões sobre aspectos socioeconômicos, demográficos, doenças previamente diagnosticadas, hábitos e atitudes envolvidos nas escolhas alimentares de produtos diet e light. Participaram da pesquisa 151 consumidores, sendo 72,85% do sexo feminino, 34,44% entre 18 a 25 anos, 38,41% com pós graduação, 40,40% residentes na região Sudeste e com renda de 2 a 5 salários mínimos. Em relação à diabetes, 94,04% não apresentam a doença. Foram questionados o consumo na versão tradicional, diet e light de seis produtos: refrigerante, doce, pão industrializado, requeijão, achocolatado e iogurte. A maioria relatou consumir a versão tradicional dos produtos, destacando-se o consumo de doce (93,33%). Considerar o produto saboroso é o principal motivo que leva os consumidores a optar por determinada versão do produto, com média acima de 5,0 em uma escala de sete pontos para todos os produtos. Já os fatores “considera mais saudável”, “acredita que apresenta menos calorias”, “escolhe por estar de dieta” e “escolhe por ser mais fácil de encontrar” apresentaram diferenças significativas (p <0,05) na motivação pela escolha dos seis produtos. A palavra mais associada aos produtos diet foi “sem açúcar” (N= 76) e aos produtos light foi “saudável” (N=38). Conclui-se que a preferência por alimentos na versão tradicional pode justificar o fato que a maioria dos participantes não possuem diabetes. Em relação às motivações de consumo, o principal fator considerado está relacionado às características sensoriais. Por fim, o entendimento dos participantes em relação aos produtos diet e light é considerado bom, porém é imprescindível o desenvolvimento de ações para maiores esclarecimentos.
Resumo em lingua estrangeira: Food choices are constantly changing due to costs, offers and high exposure to advertising. Therefore, there is a substitution of the consumption of in natura foods for ultra-processed products. Poor diet and excessive consumption of processed foods cause an increase in the appearance of Chronic Non-Communicable Diseases (NCDs). The nutritional profile of the population reveals new challenges to public health in the creation of a Health Care model that seeks actions to promote health, prevent and treat NCDs. To assist in glycemic control, diet and light products are used by people diagnosed with diabetes, but there are still doubts about their differences and benefits for consumers. This study aimed to explore consumers' perception and attitude towards diet and light products. An exploratory cross-sectional study was carried out, based on a qualitative approach, using projective techniques through an online self-completion questionnaire, shared with Brazilians over 18 years of age and residing in Brazil, with questions about socioeconomic and demographic aspects. , previously diagnosed diseases, habits and attitudes involved in food choices for diet and light products. A total of 151 consumers participated in the survey, 72.85% were female, 34.44% were between 18 and 25 years old, 38.41% had postgraduate degrees, 40.40% lived in the Southeast region and had an income of 2 to 5 minimum wages. . Regarding diabetes, 94.04% do not have the disease. The consumption of the traditional, diet and light versions of six products was questioned: soda, candy, industrialized bread, curd, chocolate and yogurt. Most reported consuming the traditional version of the products, highlighting the consumption of sweets (93.33%). Considering the product as tasty is the main reason that leads consumers to choose a certain version of the product, with an average above 5.0 on a seven-point scale for all products. on the other hand, the factors “consider it healthier”, “believe it has fewer calories”, “choose it because it is on a diet” and “choose it because it is easier to find” showed significant differences (p <0.05) in the motivation for choosing the six products. The most cited associated word in the diet product was “sugar-free” (N=76) and in the light product it was “healthy” (N=38). It is concluded that the preference for foods in the traditional version can justify the fact that most participants do not have diabetes. Regarding consumption motivations, the main factor considered is related to sensory characteristics. Finally, the understanding of the participants in relation to diet and light products is considered good, but the development of actions for further clarification is essential.
Palavra-chave: Consumo alimentar
Produtos diet e light
Comportamento do consumidor
Palavra-chave em lingua estrangeira: Food consumption
Diet and light products
The consumer’s behavior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Nutrição (FANUT)
Curso: Nutrição - CUC
Referência: LIMA, Bárbara Carolina Herani; COSTA, Larissa de Almeida. Percepção e atitude dos consumidores brasileiros em relação aos produtos diet e light. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3371
Data defesa documento: 13-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Bárbara Carolina Herani Lima.pdf825.83 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.