Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3378
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mapas conceituais como material didático complementar no ensino-aprendizado do sistema articular
Autor(es): Dalla Vecchia, Gabriela Cappellini
Orientador(a): Ramos, Luana dos Anjos
Membro da Banca: Ramos, Luana dos Anjos
Membro da Banca: Oliveira, Sérgio Marcelino de
Membro da Banca: Corona, Luiz Felipe Petusk
Resumo : Anatomia Humana é a ciência que estuda o corpo humano em nível macro e microscópico. Portanto, a anatomia é uma matéria imprescindível para a formação de profissionais da área saúde. Dentre os conteúdos desta disciplina, um dos mais extenso para o estudo prático é o sistema articular. Novas metodologias ativas de ensino-aprendizado têm sido utilizadas para estudos anatômicos e entre elas estão os Mapas Conceituais (MC’s), que para obtenção de resultados mais satisfatórios com aprendizado significativo, se mostra um método eficaz e adequado. O objetivo deste trabalho é elaborar MC’s a fim de proporcionar um material didático complementar, para alunos da graduação, no estudo prático do sistema articular. Após estudo em livros didáticos e busca em bases de dados científicos, foram feitas reuniões com os integrantes do projeto para delimitação do assunto e aprovação do conteúdo. Os mapas foram elaborados com apoio da plataforma Cmap Tools® (versão 6.04). O material final aprovado totalizou 12 mapas, organizado com código de cores (três diferentes tonalidades de amarelo) a fim de facilitar o entendimento. É interessante salientar que a organização visual do material didático é importante para uso em aulas práticas do sistema articular, dada a extensão do conteúdo, o tempo disponível e o fato dos discentes ainda estarem se adaptando ao ensino superior. Neste sentido, entende-se que estes podem ser recursos didáticos adequados para o conteúdo proposto, a confirmar em etapas futuras de aplicação prática. Este conteúdo comporá uma publicação de material didático de apoio para discentes e docentes de anatomia humana.
Resumo em lingua estrangeira: Human Anatomy is the science that studies the human body on a macro and microscopic level. Therefore, anatomy is an essential subject for the training of health professionals. New active teaching-learning methodologies have been used for anatomical studies and among them are the Conceptual Maps (MC's), which, in order to obtain more satisfactory results with significant learning, proves to be an effective and adequate method. The objective of this work is to elaborate MC's in order to provide a complementary teaching material, for undergraduate students, in the practical study of the articular system. After studying textbooks and searching scientific databases, meetings were held with project members to define the subject and approve the content. The maps were created with the support of the Cmap Tools® platform (version 6.04). The final approved material totaled 12 maps, organized with color code (three different shades of yellow) in order to facilitate understanding. It is interesting to point out that the visual organization of the teaching material is important for use in practical classes of the joint system, given the extent of the content, the time available and the fact that students are still adapting to higher education. In this sense, it is understood that the MC's were the appropriate didactic resource for the proposed content. The result will compose the subsequent publication of didactic support material for students and professors of human anatomy.
Palavra-chave: Anatomia humana
aprendizado
mapas conceituais
metodologias ativas
aprendizagem significativa
sistema articular
Palavra-chave em lingua estrangeira: Human anatomy
learning
concept maps
active methodologies
meaningful learning
joint system
CNPq: CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Biomedicina - CUA
Referência: VECCHIA, Gabriela Cappellini Dalla . Mapas conceituais como material didático complementar no ensino-aprendizado do sistema articular. 2022. 51 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3378
Data defesa documento: 26-Nov-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Biomedicina - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Gabriela Cappellini Dalla Vecchia.pdf.pdf3.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.