Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOdilon, Janete Santiago de Medeiros-
dc.date.accessioned2023-08-31T15:24:13Z-
dc.date.available2023-06-03-
dc.date.available2023-08-31T15:24:13Z-
dc.date.issued2023-05-16-
dc.identifier.citationODILON, Janete Santiago de Medeiros. Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo. 2023. 27 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3390-
dc.description.abstractFor cultural, societal, or economic reasons, as well as the inequality and lack of diversity in these professions, it can be difficult for young people and youngsters to get interested in science occupations, especially those connected to science, technology, engineering, and mathematics (STEM). One technique to pique young people's interest in science is to introduce them to scientific ideas. The goal of this research was to see if it was possible to teach some cell biology concepts using a toy microscope that is available for purchase. In order to achieve this, the toy device's ability to capture images of plant and human cell blades was compared to that of a real microscope. The toy, which lacks crucial parts like the charriot and condenser but can display cells, fibers, and other microscopic structures in various extensions, was noted to be a simplification of real equipment. It is obvious that using a procedure that is appropriately orientated and guided, this toy can serve as a guiding element to explain principles of cellular, physical, and chemical biology.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-08-31T12:36:55Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Janete Santiago de Medeiros Odilon.pdf.pdf: 750030 bytes, checksum: 35a490347717857353f46c2b1249e531 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-08-31T15:24:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Janete Santiago de Medeiros Odilon.pdf.pdf: 750030 bytes, checksum: 35a490347717857353f46c2b1249e531 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-31T15:24:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Janete Santiago de Medeiros Odilon.pdf.pdf: 750030 bytes, checksum: 35a490347717857353f46c2b1249e531 (MD5) Previous issue date: 2023-05-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleViabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca Filho, Paulo Roberto da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2893682941511355pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca Filho, Paulo Roberto da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2893682941511355pt_BR
dc.contributor.referee2França, Adenilda Cristina Honorio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037328323116064pt_BR
dc.contributor.referee3França, Eduardo Luzía-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3786649407711566pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4338035786547164pt_BR
dc.description.resumoA descoberta das carreiras científicas, especialmente aquelas relacionadas à ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) por jovens e crianças é desafiadora, seja por questões culturais, sociais ou econômicas, nota-se desigualdade e pouca diversidade nessas carreiras. Introduzir conceitos científicos na infância é uma das maneiras de despertar a curiosidade e o interesse pela ciência. O objetivo deste trabalho foi verificar a viabilidade de introduzir alguns conceitos de biologia celular a partir de um microscópio de brinquedo disponível comercialmente. Para tanto, foram realizadas comparações entre o dispositivo de brinquedo e um microscópio profissional e analisada sua capacidade produzir imagens de lâminas de células vegetais e humanas. Observou-se que o brinquedo é uma simplificação do equipamento real, deixando de ter componentes importantes como charriot e condensador, mas capaz de mostrar células, fibras e outras estruturas microscópicas em diferentes ampliações. Percebe-se que esse brinquedo pode ser um elemento norteador para introduzir conceitos de biologia celular, física e química, desde num processo que devidamente orientado e guiado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programBiomedicina - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::BIOMEDICINApt_BR
dc.subject.keywordSTEMpt_BR
dc.subject.keywordbrinquedopt_BR
dc.subject.keywordmicroscópiopt_BR
dc.subject.keywordbiologia celularpt_BR
dc.subject.keyword2cell biologypt_BR
dc.subject.keyword2STEMpt_BR
dc.subject.keyword2microscopept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Biomedicina - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Janete Santiago de Medeiros Odilon.pdf.pdf732.45 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.