Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3397
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de física e o currículo em escolas de Ensino Médio no município de Sinop/MT, O |
Autor(es): | Cruz, Alvaci Rodrigues da |
Orientador(a): | Feistel, Roseli Adriana Blümke |
Membro da Banca: | Feistel, Roseli Adriana Blümke |
Membro da Banca: | Pinheiro, Jean Reinildes |
Membro da Banca: | Laier, Simone Simionato dos Santos |
Resumo : | O presente trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sobre o ensino de Física e o currículo em escolas públicas de Ensino Médio do município de Sinop (MT). Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma revisão na literatura sobre o currículo relacionado ao ensino de Física bem como em documentos oficiais elaborados pelo Ministério da Educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Além disso, houve a elaboração, aplicação e análise de questionários aos professores que atuam na área de ensino de Física, no âmbito educacional, em escolas públicas de Ensino Médio em Sinop (MT), no ano de 2016. Evidenciou-se com a pesquisa realizada a importância da utilização do currículo no planejamento educacional, contudo,alguns professores de Física desconhecem o currículo de Física trabalhado nas escolas. Em alguns depoimentos, os professores deixam transparecer que não há muito comprometimento em relação ao currículo de Física, afirmando que não conhecem e/ou nem utilizam o currículo da escola como base para planejar as suas atividades docentes. Além disso, dentre outros aspectos, enfatizam que o tempo de aulas de Física por semana é pouco em vista dos conhecimentos que o aluno necessita apreender. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work aims to present the study on physics teaching and the curriculum in public high schools in the municipality of Sinop (MT). For the development of the research was carried out a review in the literature on the curriculum related to the teaching of physics as well as in official documents elaborated by the Ministry of Education, such as the National Curricular Parameters of the Secondary School and National Curricular Guidelines for the High School of Sciences area Of Nature, Mathematics and its Technologies. In addition, there was the elaboration, application and analysis of questionnaires to teachers who work in the field of physics teaching, in the educational field, in public high schools in Sinop (MT), in the year 2016. It was evidenced by the research carried out the importance of using the curriculum in educational planning, however, some physics teachers are unaware of the curriculum of physics worked in schools. In some testimonials, teachers show that there is not much commitment to the physics curriculum, stating that they do not know and / or use the school curriculum as a basis for planning their teaching activities. In addition, among other aspects, they emphasize that the time of physics classes per week is little in view of the knowledge that the student needs to learn. |
Palavra-chave: | Currículo Ensino de Física Ensino Médio |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Curriculum Physics Teaching High School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Física - CUS |
Referência: | CRUZ, Alvaci Rodrigues da. Ensino de física e o currículo em escolas de Ensino Médio no município de Sinop/MT, O. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3397 |
Data defesa documento: | 21-Feb-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Naturais e Matemática - Física |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2016_ALVACI RODRIGUES DA CRUZ.pdf | 593.24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.