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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dificuldades dos professores em ministrar aulas de Física no Ensino Médio
Autor(es): Santos, Roseane Pereira do Nascimento
Orientador(a): Feistel, Roseli Adriana Blümke
Membro da Banca: Feistel, Roseli Adriana Blümke
Membro da Banca: Botan, Éverton
Membro da Banca: Pinheiro, Jean Reinildes
Resumo : A presente pesquisa busca evidenciar as dificuldades que os professores de Física enfrentam ao ministrarem suas aulas no Ensino Médio. Para muitos professores o ensino de Física possui muitas dificuldades que impedem o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada ao tema e, na sequência, a elaboração e o desenvolvimento de um questionário orientado por questões e aspectos que envolvem a questão das dificuldades em trabalhar a disciplina de Física no Ensino Médio. A pesquisa empírica teve como público alvo os professores de Física que atuam no Ensino Médio em cinco escolas estaduais do município de Sinop (MT). Com base nos resultados obtidos por meio do estudo realizado, a maioria dos professores apontam que a maior dificuldade que eles encontram para lecionar a disciplina de Física no Ensino Médio está relacionada com o conhecimento dos conceitos físicos associado ao uso de fórmulas matemáticas, ou seja, acreditam que a aprendizagem desses conteúdos está interligada à aprendizagem dos cálculos matemáticos, o que corrobora com ideias de diferentes autores da literatura. Evidencia-se a necessidade do uso de novas práticas pedagógicas como forma de motivar a aprendizagem dos conteúdos de Física, além da utilização de atividades experimentais, leitura e interpretação de textos, desenvolvimento de cálculos matemáticos e uma melhor qualificação dos professores com vistas a uma aprendizagem significativa no ensino de Física.
Resumo em lingua estrangeira: The present research seeks to highlight the difficulties that physics teachers face when they teach their classes in high school. For many teachers the teaching of physics has many difficulties that prevents the development of the process of teaching and learning of students. Initially a bibliographic review was carried out related to the subject and, in the sequence, the elaboration and the development of a questionnaire oriented by questions and aspects that involve the question of the difficulties in working the discipline of physics in high school. The empirical research was aimed at physics teachers who work in high school in five state schools in the municipality of Sinop (MT). Based on the results obtained through the study, most teachers point out that the greatest difficulty they encounter in teaching fhysics in high school is related to the knowledge of the physical concepts associated with the use of mathematical formulas, believing that the learning of these contents is intertwined with the learning of mathematical calculations, which corroborates with the ideas of different authors of the literature. The need to use new pedagogical practices as a way to motivate the learning of physics contents, besides the use of experimental activities, reading and interpretation of texts, development of mathematical calculations and a better qualification of teachers with a view to learning in physics teaching.
Palavra-chave: Dificuldades de aprendizagem
Ensino de Física
Ensino Médio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Learning difficulties
Physics Teaching
High School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Física - CUS
Referência: SANTOS, Roseane Pereira do Nascimento. Dificuldades dos professores em ministrar aulas de Física no Ensino Médio. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3398
Data defesa documento: 21-Feb-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

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