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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3400
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Violência nas escolas : uma realidade enfrentada por professores da educação básica do município de Sinop-MT |
Autor(es): | Alencar, Marcos Velério Ferreira |
Orientador(a): | Pinheiro, Jean Reinildes |
Membro da Banca: | Pinheiro, Jean Reinildes |
Membro da Banca: | Trevisan, Eberson Paulo |
Membro da Banca: | Malavazi, Mazílio Coronel |
Resumo : | A violência é exposta todos os dias nos lares brasileiros através das mídias disponíveis, talvez de tanto vivenciarmos sobre o tema estamos nos tornando pessoas insensíveis. Esta característica pode corroborar para enxergarmos a violência como algo comum do cotidiano. Por mais que saibamos que a violência ocorre diariamente não podemos abandonar a ideia de viver em uma sociedade sem violência. Uma grave consequência do aumento desta, é que esse fenômeno rompeu as fronteiras das escolas, justamente aquela que tem como princípio formar os cidadãos, aos poucos os seus muros não são mais fronteiras capazes de repelir a violência. Quando se trata de violência escolar é necessário que apontemos os personagens que fazem parte dessa comunidade; pais, alunos e professores. O professor da educação básica é um profissional que lida com crianças e jovens, por tanto cidadãos que ainda não tem maioridade penal para responder pelos seus atos criminalmente, esse amparo que a lei disponibiliza para o jovem pode colaborar para um comportamento que não condiz ao ambiente escolar, neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar os tipos de violência sofridas por professores da rede pública de ensino do município de Sinop-MT. Para fazer esta análise, foi aplicado um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas a 15 professores que atuam na educação básica do Centro de Educacional de Jovens e Adultos (CEJA) – Benedito Santana da Silva Freire no município de Sinop-MT. |
Resumo em lingua estrangeira: | Violence is exposed every day in Brazilian house through the available news, and maybe from experiencing so much about the subject we are becoming insensitive people. This characteristic can corroborate for us to see violence as something common in everyday life. Although we know that violence occurs daily we can not abandon an idea of living in a society without violence. A serious consequence of the increase in violence is that this phenomenon has broken off the boundaries of schools, just the one whose principle is to form citizens, gradually its walls are no more boundaries capable of repelling violence. When it comes to school violence it is necessary to point out the individuals who are part of the community; parents, students and teachers. The teacher of basic education is a professional who deals with children and young people, so citizens who don’t have yet criminal majority to be responsible for their criminal acts, this protection that the law provides for the young people can cooperate to a behavior that doesn’t corresponds to the school environment, in this sense, this study aimed to analyze the kinds of violence suffered by public school teachers in the city of Sinop-MT. In order to do this analysis, a questionnaire containing objective and subjective questions was applied to 15 teachers who work in basic education at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA) - Benedito Santana da Silva Freire in the city of Sinop-MT. |
Palavra-chave: | Violência escolar Violência - Professor Educação Básica Educação de Jovens e Adultos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | School violence Violence - Teacher Basic education Youth and Adult Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Física - CUS |
Referência: | ALENCAR, Marcos Velério Ferreira. Violência nas escolas: uma realidade enfrentada por professores da educação básica do município de Sinop-MT. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3400 |
Data defesa documento: | 8-Dec-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Naturais e Matemática - Física |
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