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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicações de simuladores interativos no ensino de Física : uma revisão bibliográfica
Autor(es): Rohling, Osmanio Jackson
Orientador(a): Barbosa, Yuri Alexandrovish
Membro da Banca: Barbosa, Yuri Alexandrovish
Membro da Banca: Pinheiro, Jean Reinildes
Membro da Banca: Feistel, Roseli Adriana Blümke
Resumo : O ensino da disciplina de Física tem contado atualmente com uma ferramenta computacional chamada de simuladores interativos, que representam fenômenos naturais e experimentos reais por meios digitais. Essa nova metodologia surge como uma alternativa para mudar o panorama das salas de aulas, pautados por métodos clássicos de ensino. O presente trabalho buscou através da revisão de artigos que relatam aplicações dos simuladores interativos de Física, desvendar os pontos positivos e negativos, assim como identificar as principais estratégias de utilização, e se tem resultado em melhoria no aprendizado dos alunos. Percebe-se que há grande disponibilidade de simuladores na rede mundial de computadores, que são gratuitos e de qualidade, como os ofertados pelo website do Phet. Para o funcionamento dos aplicativos necessita-se apenas de acesso a um computador normal “sem muita capacidade de processamento ou de memória”, os aplicativos estão disponíveis na internet e podem ser utilizados no próprio site ou ainda baixados para uso em máquinas sem acesso à internet. Na análise dos resultados obtidos pelas diversas aplicações, percebe-se que os estudantes são atraídos por essa metodologia e que eles pensam ter aprendido o conteúdo com ela. Ainda é apontado que os alunos que estudaram com simuladores interativos aprenderam mais do que aqueles que não os utilizaram. Conclui-se que essa ferramenta é uma tendência que auxilia o professor na sala de aula que apresenta pontos positivos que se sobressaem aos negativos, não resolvendo o problema de aprendizado, mas aliando-se com outras estratégias pode melhorar a qualidade de ensino da Física.
Resumo em lingua estrangeira: The education of Physics has currently counted on a computational tool called interactivesimulators, that represent natural phenomena and real experiments via digital means. This new methodology emerge as an alternative to change the classroom overview, ruled by classic educational methods. The present work sought through the review of articles that report applications of interactive physics simulators, to unveil the pros and cons, as well as identifying the main use strategies, and if there is an improvement in the students’ learning process. It is noticed that there is a great variety of simulators in the world wide computer network, that are free and of good quality, like the ones offered by the website Phet. For the apps to work it is needed only the access of a common computer "without much processing or memory capacity", the apps are available on the internet and can be used in the website or be downloaded to be used in machines with no access to the internet. In the analysis of the results obtained by various applications, it is noticed that the students are attracted to this methodology and that they think to have learned the content with it. It is still pointed out that the students that studied with the interactive simulators learned more than those who did not use them. It is concluded that this tool is a tendency that helps the teacher in the classroom that presents pros that stand out against the cons, not solving the learning problem, but allying with other strategies that can improve the quality in Physics education.
Palavra-chave: Ensino de Física
Objeto de Aprendizagem
Software - Educação
Simuladores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics Teaching
Learning Object
Software - Education
Simulators
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Curso: Física - CUS
Referência: ROHLING, Osmanio Jackson. Aplicações de simuladores interativos no ensino de Física: uma revisão bibliográfica. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3401
Data defesa documento: 14-Dez-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

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