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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interdisciplinaridade no ensino de Física em escolas públicas do município de Sinop/MT
Autor(es): Amorim, Rosana
Orientador(a): Feistel, Roseli Adriana Blümke
Membro da Banca: Feistel, Roseli Adriana Blümke
Membro da Banca: Barbosa, Edson Pereira
Membro da Banca: Pinheiro, Jean Reinildes
Resumo : As discussões sobre a importância da interdisciplinaridade estão cada vez mais presentes no contexto educacional. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo evidenciar como a interdisciplinaridade está sendo desenvolvida no âmbito escolar, as dificuldades encontradas pelos professores e as possíveis contribuições para que a mesma possa ser efetivada. Para tanto, fez-se uma revisão: a) na literatura acerca das compreensões de interdisciplinaridade apresentadas por alguns pesquisadores; b) em documentos oficiais do MEC a fim de abordar a compreensão de interdisciplinaridade e como sugerem o seu desenvolvimento no ensino de Física; e c) em periódicos da área de ensino de Ciências com o intuito de identificar trabalhos interdisciplinares desenvolvidos no ensino de Física. Além disso, foi realizada uma pesquisa junto aos professores que atuam na área de Física no Ensino Médio em escolas públicas do município de Sinop/MT, através de questionários e entrevistas. Por meio da pesquisa realizada, verificou-se que o trabalho por áreas de conhecimento é uma das propostas do MEC para contemplar a interdisciplinaridade, contudo, poucos trabalhos interdisciplinares são desenvolvidos no contexto escolar. Algumas concepções de interdisciplinaridade apresentadas pelos autores possuem semelhança e, outras, divergem quanto à forma com que o ensino interdisciplinar pode ser trabalhado, mas, elas se complementam no sentido de integrar as áreas do conhecimento para contribuir com o aprendizado dos alunos. Através das falas dos professores entrevistados e com apoio na literatura, foram apontadas a importância da interdisciplinaridade tendo por base, o diálogo, o trabalho coletivo e a problematização, bem como as dificuldades para a sua implementação. Por fim, sinaliza-se o desenvolvimento do ensino interdisciplinar por meio de Temas Geradores balizados pela perspectiva freireana de educação, como possibilidade de trabalhar a interdisciplinaridade na busca de um ensino significativo e contextualizado.
Resumo em lingua estrangeira: The discussions on the importance of interdisciplinarity are increasingly present in the educational context. From this perspective, this study aimed to show how interdisciplinarity is being developed in schools, the difficulties faced by teachers and the possible contributions so that it can be effective. Therefore, there was a review of: a) the literature on interdisciplinary understandings presented by some researchers; b) in official documents of the MEC to address the understanding of interdisciplinary and as suggested by its development in teaching physics; c) in journals Science teaching area in order to identify interdisciplinary work carried out in teaching physics. In addition, a survey was conducted with teachers who work in physics in high school in public schools in the municipality of Sinop/MT, through questionnaires and interviews. Through the survey, it was found that the work by areas of expertise is one of the proposals of the MEC to contemplate the interdisciplinarity, however, few interdisciplinary work are developed in the school context. Some interdisciplinary concepts presented by the authors have similarity and others differ on the way the interdisciplinary teaching can be worked, but they complement each other to integrate areas of knowledge to contribute to student learning. Through the speeches of the interviewed teachers and support in the literature, it was identified the importance of interdisciplinarity based on the dialogue, collective work and questioning as well as the difficulties in its implementation. Finally, signals to the development of interdisciplinary teaching through Themes Generators tied to Freire perspective of education, such as ability to work interdisciplinary in the search for a significant teaching and contextualized.
Palavra-chave: Interdisciplinaridade
Ensino de Física
Ensino Médio
Tema Gerador
Palavra-chave em lingua estrangeira: Interdisciplinarity
Teaching Physics
High School
Generator Theme
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Física - CUS
Referência: AMORIM, Rosana. Interdisciplinaridade no ensino de Física em escolas públicas do município de Sinop/MT. 2015. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3402
Data defesa documento: 10-Jul-2015
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

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