Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchlick, Odair-
dc.date.accessioned2023-09-01T20:14:04Z-
dc.date.available2017-12-19-
dc.date.available2023-09-01T20:14:04Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationSCHLICK, Odair. Educação inclusiva nas escolas de educação básica no município de Sorriso-MT. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3404-
dc.description.abstractThis research had as objective to verify how the inclusion is being recognized in municipal and stateschools of regular education in the city of Sorriso - MT; to ascertain the knowledge of educationprofessionals towards inclusive education; what the opinion of these professionals in relation to aninclusive school; identify their knowledge regarding the subject and whether it is actually beingapplied or is only in theory; identify what the teacher expects in relation to improvements in inclusion. After a brief analysis of the laws that deal with social inclusion, points such as: the occurrence of a dialogue between professionals in education, the existence of assistance to teachers and their training to attend students with special needs were analyzed. With these questions, a questionnaire was developed that was open to educators to verify the situation of inclusion in schools. It has been realized that one does not have much knowledge on the inclusion, even with laws that enable an inclusion. Having students with disabilities in the classroom, but lacking a knowledge of how to post to the front of this situation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-08-31T20:39:25Z No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ODAIR SCHLICK.pdf: 779407 bytes, checksum: 10ffb908421f03658e98ca36925bf048 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T20:13:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ODAIR SCHLICK.pdf: 779407 bytes, checksum: 10ffb908421f03658e98ca36925bf048 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-09-01T20:13:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ODAIR SCHLICK.pdf: 779407 bytes, checksum: 10ffb908421f03658e98ca36925bf048 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-01T20:14:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ODAIR SCHLICK.pdf: 779407 bytes, checksum: 10ffb908421f03658e98ca36925bf048 (MD5) Previous issue date: 2017-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação inclusiva nas escolas de educação básica no município de Sorriso-MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
dc.contributor.referee2Trevisan, Eberson Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3701989564065584pt_BR
dc.contributor.referee3Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4093976750500436pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo verificar como a inclusão esta sendo reconhecida em escolasmunicipais e estaduais de ensino regular na cidade de Sorriso – MT; averiguar o conhecimento dos profissionais da educação para com a educação inclusiva; qual a opinião desses profissionais em relação a uma escola inclusiva; identificar seus conhecimentos em relação ao tema e se realmente esta sendo aplicado ou esta só na teoria; identificar o que o professor(a) espera em relação a melhorias na inclusão. Após uma breve analise das leis que tratam sobre a inclusão social, foram averiguados pontos como: a ocorrência de um diálogo entre os profissionais da educação, a existência de auxilio aos professores e sua formação para atender alunos com necessidades especiais. Com esses questionamentos foi elaborado um questionário aberto aos educadores para verificar a situação da inclusão nas escolas. Percebeu-se que não se tem muito conhecimento em relação à inclusão, mesmo com leis que habilitem uma inclusão. Tendo alunos com deficiência em sala, porém falta um conhecimento de como se postar à frente dessas situação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.subject.keywordEducação Básicapt_BR
dc.subject.keywordCapacitação de Professorespt_BR
dc.subject.keyword2Inclusionpt_BR
dc.subject.keyword2Basic educationpt_BR
dc.subject.keyword2Teacher Trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_ODAIR SCHLICK.pdf761.14 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.