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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação inclusiva nas escolas de educação básica no município de Sorriso-MT
Autor(es): Schlick, Odair
Orientador(a): Pinheiro, Jean Reinildes
Membro da Banca: Pinheiro, Jean Reinildes
Membro da Banca: Trevisan, Eberson Paulo
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo verificar como a inclusão esta sendo reconhecida em escolasmunicipais e estaduais de ensino regular na cidade de Sorriso – MT; averiguar o conhecimento dos profissionais da educação para com a educação inclusiva; qual a opinião desses profissionais em relação a uma escola inclusiva; identificar seus conhecimentos em relação ao tema e se realmente esta sendo aplicado ou esta só na teoria; identificar o que o professor(a) espera em relação a melhorias na inclusão. Após uma breve analise das leis que tratam sobre a inclusão social, foram averiguados pontos como: a ocorrência de um diálogo entre os profissionais da educação, a existência de auxilio aos professores e sua formação para atender alunos com necessidades especiais. Com esses questionamentos foi elaborado um questionário aberto aos educadores para verificar a situação da inclusão nas escolas. Percebeu-se que não se tem muito conhecimento em relação à inclusão, mesmo com leis que habilitem uma inclusão. Tendo alunos com deficiência em sala, porém falta um conhecimento de como se postar à frente dessas situação.
Resumo em lingua estrangeira: This research had as objective to verify how the inclusion is being recognized in municipal and stateschools of regular education in the city of Sorriso - MT; to ascertain the knowledge of educationprofessionals towards inclusive education; what the opinion of these professionals in relation to aninclusive school; identify their knowledge regarding the subject and whether it is actually beingapplied or is only in theory; identify what the teacher expects in relation to improvements in inclusion. After a brief analysis of the laws that deal with social inclusion, points such as: the occurrence of a dialogue between professionals in education, the existence of assistance to teachers and their training to attend students with special needs were analyzed. With these questions, a questionnaire was developed that was open to educators to verify the situation of inclusion in schools. It has been realized that one does not have much knowledge on the inclusion, even with laws that enable an inclusion. Having students with disabilities in the classroom, but lacking a knowledge of how to post to the front of this situation.
Palavra-chave: Inclusão
Educação Básica
Capacitação de Professores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Inclusion
Basic education
Teacher Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Física - CUS
Referência: SCHLICK, Odair. Educação inclusiva nas escolas de educação básica no município de Sorriso-MT. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3404
Data defesa documento: 14-Dec-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

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