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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Física no Exame Nacional do Ensino Médio, A : uma breve discussão das questões
Autor(es): Won Ancken, Osinéia dos Santos
Orientador(a): Feistel, Roseli Adriana Blümke
Membro da Banca: Feistel, Roseli Adriana Blümke
Membro da Banca: Barbosa, Edson Pereira
Membro da Banca: Pinheiro, Jean Reinildes
Resumo : O presente trabalho buscou descrever o contexto histórico do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 1998 a 2017, as mudanças do Novo ENEM, as leis e portarias que amparam as mudanças neste período e as principais contribuições. Também foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo a fim de analisar as questões de Física do ENEM no período de 2009 a 2017 do Caderno Azul de cada ano. Inicialmente, classificou-se as questões de Física quanto ao conteúdo de Mecânica, Hidrostática, Termodinâmica, Óptica, Ondas, Eletrodinâmica, Eletrostática, Eletromagnetismo e Física Moderna, possibilitando visualizar o percentual de questões por conteúdo nesse período. Em seguida, as questões foram classificadas, de acordo com o contexto, em abordagem histórica, experimental, situação-problema, exercício e conceitual. Para esta classificação houve a discussão de alguns autores e documentos oficiais do MEC como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, e a Base Nacional Comum Curricular. Pela pesquisa realizada verificou-se que o ENEM dá importância aos conteúdos iniciais do Ensino Médio, como Mecânica e Termodinâmica, visto que os conteúdos de Física Moderna, Eletromagnetismo e Eletrostática aparecem em um número reduzido no período de 2009- 2017. É atribuída uma grande ênfase por parte dos documentos oficiais e da Matriz de Referência do ENEM acerca da abordagem histórica, sendo vista como uma base para a compreensão do mundo por meio dos conhecimentos de Física e a formação do indivíduo para a sociedade.
Resumo em lingua estrangeira: This study searched to describe the historical context of the National High School Examination (ENEM) from 1998 to 2017, the changes of the New ENEM, the laws and ordinances that supported the changes in this period and the main contributions. A qualitative and quantitative research was also carried out in order to analyze the ENEM Physics questions in the period 2009 to 2017 of the Blue Notebook each year. First, the questions of Physics were classified as Mechanical, Hydrostatic, Thermodynamics, Optics, Waves, Electrodynamics, Electrostatics, Electromagnetism and Modern Physics, allowing the visualization of the percentage of questions by content in this period. Then, the questions were classified, according to the context, in historical, experimental, problem-situation, exercise and conceptual approach. For this classification there was the discussion of some authors and official documents of the MEC as the National Curricular Parameters of High School and National Curricular Orientations of the High School of the area of Natural Sciences, Mathematics and its Technologies, and the National Curricular Common Base. From the research carried out, it was verified that the ENEM gives importance to the initial contents of High School, such as Mechanics and Thermodynamics, since the contents of Modern Physics, Electromagnetism and Electrostatics appear in a few considerable numbers in the period 2009-2017. A great emphasis is placed on official historical documents and the ENEM Reference Matrix on the historical approach, being seen as a basis for understanding the world through the knowledge of Physics and the formation of the individual for the society.
Palavra-chave: Documentos oficiais
Ensino de Física
ENEM
Palavra-chave em lingua estrangeira: Official documents
Teaching of physics
ENEM
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Física - CUS
Referência: WON ANCKEN, Osinéia dos Santos. Física no Exame Nacional do Ensino Médio, A: uma breve discussão das questões. 2017. 118f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3406
Data defesa documento: 11-Dec-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

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