Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Renata Castro-
dc.date.accessioned2023-09-18T15:24:07Z-
dc.date.available2023-06-06-
dc.date.available2023-09-18T15:24:07Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationCARVALHO, Renata Castro. A relevância dos temas transversais contemporâneos no âmbito da formação docente. 2023. 28 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3435-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-09-18T15:01:57Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Renata Castro Carvalho.pdf: 558319 bytes, checksum: 5e3b3f15a7290872e5ca314a3005715a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-09-18T15:24:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Renata Castro Carvalho.pdf: 558319 bytes, checksum: 5e3b3f15a7290872e5ca314a3005715a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-18T15:24:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Renata Castro Carvalho.pdf: 558319 bytes, checksum: 5e3b3f15a7290872e5ca314a3005715a (MD5) Previous issue date: 2023-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA relevância dos temas transversais contemporâneos no âmbito da formação docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee2Mancini, Anna Maria Penalva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462156680054398pt_BR
dc.contributor.referee3Sena, Danielle Gonçalves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3048400480903678pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva compreender o que são os temas contemporâneos transversais de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), considerando a sua importância dentro da formação docente e apresentar a perspectiva de alguns estudiosos sobre como se dá o trabalho com os temas na prática escolar. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi norteada por autores como: Almeida (2007), Botelho (2021), Gatti (2014), Nogueira (2021), Leite (2018), Mendes e Baccon (2015), Rodrigues e Dias (2020), e BNCC (2017). O trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, faz-se uma reflexão sobre o que é ser professor e a formação docente. No Capítulo II, apresenta-se o que são os temas contemporâneos na perspectiva da BNCC. No Capítulo III expõe-se o que alguns estudiosos dizem a respeito dos Temas transversais no cotidiano escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordTemas transversaispt_BR
dc.subject.keywordFormação docentept_BR
dc.subject.keywordProfissão Docentept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Renata Castro Carvalho.pdf545.23 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.