Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3435
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A relevância dos temas transversais contemporâneos no âmbito da formação docente |
Autor(es): | Carvalho, Renata Castro |
Orientador(a): | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Mancini, Anna Maria Penalva |
Membro da Banca: | Sena, Danielle Gonçalves |
Resumo : | Este estudo objetiva compreender o que são os temas contemporâneos transversais de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), considerando a sua importância dentro da formação docente e apresentar a perspectiva de alguns estudiosos sobre como se dá o trabalho com os temas na prática escolar. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi norteada por autores como: Almeida (2007), Botelho (2021), Gatti (2014), Nogueira (2021), Leite (2018), Mendes e Baccon (2015), Rodrigues e Dias (2020), e BNCC (2017). O trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, faz-se uma reflexão sobre o que é ser professor e a formação docente. No Capítulo II, apresenta-se o que são os temas contemporâneos na perspectiva da BNCC. No Capítulo III expõe-se o que alguns estudiosos dizem a respeito dos Temas transversais no cotidiano escolar. |
Palavra-chave: | Temas transversais Formação docente Profissão Docente |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Programa: | Letras - CUA |
Referência: | CARVALHO, Renata Castro. A relevância dos temas transversais contemporâneos no âmbito da formação docente. 2023. 28 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3435 |
Data defesa documento: | 6-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Renata Castro Carvalho.pdf | 545.23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.