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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação dos profissionais contábeis no ambiente digital : uma análise das matrizes curriculares dos cursos de ciências contábeis de MT
Autor(es): Mesquita, Marcelus
Orientador(a): Ciupak, Clébia
Membro da Banca: Ciupak, Clébia
Resumo : O objetivo deste artigo é demonstrar as necessidades de reforçar a matriz curricular do curso de ciências contábeis para o futuro profissional. Na atualidade o profissional contábil se encontra dependente de programas (softwares) contábeis, que muitas vezes foram desenvolvidos por profissionais alheios a contabilidade, tal dependência acaba formando profissionais com déficit de análise crítica dos fundamentos das ciências contábeis, consequentemente os futuros bacharéis se sentem despreparados quando adentram no mercado de trabalho tamanha é a inovação nesta categoria profissional. Além dos fundamentos das ciências contábeis esse novo profissional necessita de um mínimo conhecimento digital e fundamentos de sistema de informação pois do contrário não se adaptará as novas exigências legais do fisco, tanto federal como de Estado e Municípios. É necessário também lembrar dos profissionais que já estavam no mercado de trabalho e não se atualizaram tecnicamente e nem mesmo se prepararam para a era digital na contabilidade, resultando em baixa produtividade e alto risco de erros nos registros obrigatórios da contabilidade. Assim questiona-se, como sair dessa situação de baixa instrução na formação nesse novo ambiente digital e pouca instrução aos profissionais veteranos? Por meio de levantamento de dados das matrizes curriculares, em especial a grade curricular do Curso de Ciências Contábeis das principais faculdades do Estado de Mato Grosso (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Universidade de Cuiabá – UNIC; Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, Instituto de Pesquisa e Ensino – FACULDADE FAIPE) analisa-se, de forma qualitativa, a ausência de disciplinas que versam sobre tão relevante tema de capacitação digital. O alto índice de reprovação verificado nos exames de suficiência no conselho de classe, demonstra a relevância deste estudo.
Resumo em lingua estrangeira: The purpose of this article is to demonstrate the needs to reinforce the curriculum of the accounting science course for the professional future. Currently, the accounting professional is dependent on accounting programs (software), which were often developed by professionals unrelated to accounting, such dependence ends up forming professionals with a critical analysis deficit in the fundamentals of accounting sciences, consequently future bachelors feel unprepared when entering the job market is such innovation in this professional category. In addition to the fundamentals of accounting sciences, this new professional needs a minimum of digital knowledge and fundamentals of the information system, because otherwise he will not adapt to the new legal requirements of the tax authorities, both federal and state and municipalities. Not least this time, remember the professionals who were already in the job market and did not update themselves technically and did not even prepare for the digital age in accounting, resulting in low productivity and a high risk of errors in mandatory accounting records. So it is questioned, how to get out of this situation of low education in training in this new digital environment and little education for veteran professionals? Through data collection of the curricular matrices, especially the curriculum of the Accounting Sciences Course of the main colleges in the State of Mato Grosso (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Universidade de Cuiabá – UNIC; Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, Instituto de Pesquisa e Ensino – FACULDADE FAIPE), the qualitative analysis of the absence of disciplines that deal with such a relevant topic of digital training. The high failure rate verified in the tests of sufficiency in the class council, demonstrates the relevance of this study.
Palavra-chave: Formação profissional
Era digital
Carência na qualificação profissional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Professional training
Digital age
Lack of professional qualification
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Curso: Gestão Tributária e Perícia Contábil - CUC
Referência: MESQUITA, Marcelus. Formação dos profissionais contábeis no ambiente digital: uma análise das matrizes curriculares dos cursos de ciências contábeis de MT. 2020. 17 f. TCC (Especialização em Gestão Tributária e Perícia Contábil) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3485
Data defesa documento: 14-Mai-2020
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão Tributária e Perícia Contábil

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