Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3490
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo ensino aprendizagem matemática nos tempos de pandemia
Autor(es): Santana, Eloy Ayslan Alves
Orientador(a): Palaro, Luzia Aparecida
Membro da Banca: Palaro, Luzia Aparecida
Resumo : A educação é um direito constitucional, devendo ser ofertada a todos os cidadãos brasileiros que dela necessitarem. A sua finalidade é promover o desenvolvimento pleno do indivíduo e os responsáveis pela garantia desse direito é o Estado e a família, assim como estabelecido na Constituição Federal de 1988. Dessa forma, os gestores educacionais e os professores necessitam planejar ações que possibilitem uma educação de qualidade para todos os alunos. Nesse sentido, a atividade docente, especialmente de matemática, deve trabalhar com vistas a desenvolver as habilidades necessárias para cada etapa de ensino. Mas, será que em tempos pandêmicos a aprendizagem matemática pôde ser desenvolvida com eficácia? Para responder esse problema, este trabalho teve como objetivo refletir sobre o processo de ensino aprendizagem realizado durante a pandemia da Covid-19 e a sua contribuição para desenvolvimento integral dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica desenvolvida através de buscas em artigos e dissertações que abordavam a temática, em sites oficiais, leitura e análise de obras e documentos regulatórios educacionais. Assim, nota-se que, em tempos de pandemia, o processo de ensino aprendizagem foi comprometido, devido as angústias e incertezas inerentes ao período crítico. Porém, é possível perceber que existem diferentes estratégias e metodologias, como por exemplo, as metodologias ativas, que foram colocadas em prática ao longo do período de ensino remoto emergencial, objetivando o ensino e a aprendizagem dos alunos em matemática e nas demais áreas de conhecimento.
Palavra-chave: Desenvolvimento integral
Prática docente
Sala de aula invertida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Matemática - CUC - Licenciatura
Referência: SANTANA, Eloy Ayslan Alves. O processo ensino aprendizagem matemática nos tempos de pandemia. 2022. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3490
Data defesa documento: 28-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Eloy Ayslan Alves Santana.pdf406.62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.