Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3490
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O processo ensino aprendizagem matemática nos tempos de pandemia |
Autor(es): | Santana, Eloy Ayslan Alves |
Orientador(a): | Palaro, Luzia Aparecida |
Membro da Banca: | Palaro, Luzia Aparecida |
Resumo : | A educação é um direito constitucional, devendo ser ofertada a todos os cidadãos brasileiros que dela necessitarem. A sua finalidade é promover o desenvolvimento pleno do indivíduo e os responsáveis pela garantia desse direito é o Estado e a família, assim como estabelecido na Constituição Federal de 1988. Dessa forma, os gestores educacionais e os professores necessitam planejar ações que possibilitem uma educação de qualidade para todos os alunos. Nesse sentido, a atividade docente, especialmente de matemática, deve trabalhar com vistas a desenvolver as habilidades necessárias para cada etapa de ensino. Mas, será que em tempos pandêmicos a aprendizagem matemática pôde ser desenvolvida com eficácia? Para responder esse problema, este trabalho teve como objetivo refletir sobre o processo de ensino aprendizagem realizado durante a pandemia da Covid-19 e a sua contribuição para desenvolvimento integral dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica desenvolvida através de buscas em artigos e dissertações que abordavam a temática, em sites oficiais, leitura e análise de obras e documentos regulatórios educacionais. Assim, nota-se que, em tempos de pandemia, o processo de ensino aprendizagem foi comprometido, devido as angústias e incertezas inerentes ao período crítico. Porém, é possível perceber que existem diferentes estratégias e metodologias, como por exemplo, as metodologias ativas, que foram colocadas em prática ao longo do período de ensino remoto emergencial, objetivando o ensino e a aprendizagem dos alunos em matemática e nas demais áreas de conhecimento. |
Palavra-chave: | Desenvolvimento integral Prática docente Sala de aula invertida |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Matemática - CUC - Licenciatura |
Referência: | SANTANA, Eloy Ayslan Alves. O processo ensino aprendizagem matemática nos tempos de pandemia. 2022. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3490 |
Data defesa documento: | 28-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Eloy Ayslan Alves Santana.pdf | 406.62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.