Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Polyana dos Santos-
dc.date.accessioned2023-10-06T14:27:07Z-
dc.date.available2022-05-24-
dc.date.available2023-10-06T14:27:07Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.citationAMARAL, Polyana dos Santos. Educação matemática e psicanálise: uma (tentativa de) aproximação. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3492-
dc.description.abstractThis work aims to present the possible contributions of psychoanalysis in Mathematics Education. In order to understand the field of study of Psychoanalysis, we will base ourselves on two main works by Freud: Five Lessons in Psychoanalysis (FREUD, 1909-1910/2012) and Introductory Conferences to Psychoanalysis (FREUD, 1916-1917/2012). The objective is to reflect on the possibilities of contribution of psychoanalysis to the formation of Mathematics teachers. In the dialogue between the two areas, the effect of the psychoanalytic perspective on educational issues, such as those related to school failure, is evident. It is hoped to stimulate the opening of possible dialogues between these fields that have in common, above all, the issue of human development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-25T16:01:01Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Polyana dos Santos Amaral.pdf: 631660 bytes, checksum: 48623c6db6fbf29b4f88989ff837b784 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-10-06T14:27:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Polyana dos Santos Amaral.pdf: 631660 bytes, checksum: 48623c6db6fbf29b4f88989ff837b784 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-06T14:27:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Polyana dos Santos Amaral.pdf: 631660 bytes, checksum: 48623c6db6fbf29b4f88989ff837b784 (MD5) Previous issue date: 2022-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação matemática e psicanálise : uma (tentativa de) aproximaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Benetti, Djeison-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8656850507882857pt_BR
dc.contributor.referee1Benetti, Djeison-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8656850507882857pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Aparecida Augusta da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6315522947587402pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Vinícius Machado Pereira dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4543504070083751pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632416551332980pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade apresentar possíveis contribuições da psicanálise na Educação Matemática. Para a compreensão do campo de estudo da Psicanálise, iremos nos fundamentar em duas principais obras de Freud: Cinco lições de psicanálise (FREUD, 1909- 1910/2012) e Conferências introdutórias à psicanálise (FREUD, 1916-1917/2012). O objetivo é refletir sobre as possibilidades de contribuição da psicanálise para a formação de professores de Matemática. No diálogo entre as duas áreas evidencia-se o efeito do olhar psicanalítico sobre as questões educacionais, tais como as relativas ao fracasso escolar. Espera-se estimular a abertura de possíveis diálogos entre esses campos que têm em comum, acima de qualquer coisa, a questão do desenvolvimento humano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordPsicanálisept_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics educationpt_BR
dc.subject.keyword2Psychoanalysispt_BR
dc.subject.keyword2Teacher trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Polyana dos Santos Amaral.pdf616.86 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.