Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3492
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação matemática e psicanálise : uma (tentativa de) aproximação |
Autor(es): | Amaral, Polyana dos Santos |
Orientador(a): | Benetti, Djeison |
Membro da Banca: | Benetti, Djeison |
Membro da Banca: | Silva, Aparecida Augusta da |
Membro da Banca: | Santos, Vinícius Machado Pereira dos |
Resumo : | Este trabalho tem como finalidade apresentar possíveis contribuições da psicanálise na Educação Matemática. Para a compreensão do campo de estudo da Psicanálise, iremos nos fundamentar em duas principais obras de Freud: Cinco lições de psicanálise (FREUD, 1909- 1910/2012) e Conferências introdutórias à psicanálise (FREUD, 1916-1917/2012). O objetivo é refletir sobre as possibilidades de contribuição da psicanálise para a formação de professores de Matemática. No diálogo entre as duas áreas evidencia-se o efeito do olhar psicanalítico sobre as questões educacionais, tais como as relativas ao fracasso escolar. Espera-se estimular a abertura de possíveis diálogos entre esses campos que têm em comum, acima de qualquer coisa, a questão do desenvolvimento humano. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work aims to present the possible contributions of psychoanalysis in Mathematics Education. In order to understand the field of study of Psychoanalysis, we will base ourselves on two main works by Freud: Five Lessons in Psychoanalysis (FREUD, 1909-1910/2012) and Introductory Conferences to Psychoanalysis (FREUD, 1916-1917/2012). The objective is to reflect on the possibilities of contribution of psychoanalysis to the formation of Mathematics teachers. In the dialogue between the two areas, the effect of the psychoanalytic perspective on educational issues, such as those related to school failure, is evident. It is hoped to stimulate the opening of possible dialogues between these fields that have in common, above all, the issue of human development. |
Palavra-chave: | Educação matemática Psicanálise Formação de professores |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mathematics education Psychoanalysis Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Matemática - CUC - Licenciatura |
Referência: | AMARAL, Polyana dos Santos. Educação matemática e psicanálise: uma (tentativa de) aproximação. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3492 |
Data defesa documento: | 28-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Polyana dos Santos Amaral.pdf | 616.86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.