Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3509
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Do carpaccio ao ossinho : como o estado que fatura bilhões de dólares produzindo alimentos pode ser o mesmo da “fila dos ossinhos”?
Autor(es): Arruda, Janaína Martha da Silva
Orientador(a): Chagas, Luan José Vaz
Membro da Banca: Chagas, Luan José Vaz
Membro da Banca: Luiz, Thiago Cury
Membro da Banca: Souza, Vinicius Guedes Pereira de
Resumo : A reportagem audiovisual “Do carpaccio ao ossinho” é o resultado de um trabalho de pesquisa iniciado em março de 2022, dentro da disciplina Produção e Difusão em Telejornalismo, ministrada pelo meu orientador Luãn José Vaz Chagas, que se tornou o produto apresentado à Banca Examinadora como requisito para aprovação no curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso. O objetivo principal era compreender como um estado tão rico, que gera riquezas, o ‘celeiro do mundo’ pode conceber uma distorção social tão gritante como a “fila dos ossinhos”. Foi realizado um levantamento, ainda na disciplina, dos dados sobre produção do agronegócio no estado, taxas de exportação, arrecadação, emprego e fome, pois estavam todos interligados. Temos uma baixa taxa de desemprego e ainda sim, pessoas em situação de fome. A reportagem audiovisual foi a escolhida para compilar e apresentar o resultado dessas pesquisas, que envolveram entrevistas, realizadas com aparelho celular, com especialistas em segurança alimentar, economia, políticas públicas e, especialmente, com quem estava sentindo na pele os efeitos da insegurança alimentar, donatários do açougue Atacadão da Carne, localizado em Cuiabá. Definiu-se que a condução da reportagem seria pautada pelo Jornalismo de Soluções, uma vertente do jornalismo que visa apontar caminhos e inspirações para resolver um determinado problema, em detrimento da espetacularização da desgraça humana e manchetes sensacionalistas que visam acessos, e por consequência lucros. Portanto, para os especialistas além de perguntas para compreender o aspecto da fome, da desigualdade dentro do contexto local matogrossense, foram indagados sobre, dentro do campo de conhecimento de cada um, soluções para a “fila dos ossinhos”, que acabou se tornando objeto principal dessa pesquisa e consequente reportagem. As soluções propostas pelos especialistas invariavelmente passam por políticas públicas que devem ser adotadas nas esferas municipal, estadual e federal e visam ações imediatas, como um levantamento de quem são essas pessoas que comparecem a fila, se elas têm acesso a algum tipo de política assistencial, em conjunto com ações de longo prazo que envolvem economia, saúde e assistência social. A reportagem está disponível no link: https://drive.google.com/drive/folders/133dVc3j5Ev2Tt6fRiLUC9ig-YGTB1kf?usp=sharing.
Palavra-chave: Jornalismo de soluções
Fome
Fila do ossinho
Desigualdade social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Curso: Jornalismo - CUC
Referência: ARRUDA, Janaína Martha da Silva. Do carpaccio ao ossinho: como o estado que fatura bilhões de dólares produzindo alimentos pode ser o mesmo da “fila dos ossinhos”?. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3509
Data defesa documento: 15-Dez-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Janaína Martha da Silva Arruda.pdf819.42 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.