Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBertoldi, Daniele Arruda-
dc.date.accessioned2023-10-23T16:29:49Z-
dc.date.available2023-06-08-
dc.date.available2023-10-23T16:29:49Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.citationBERTOLDI, Daniele Arruda. A importância da publicidade no empreendimento de haitianas que vivem em Cuiabá. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3525-
dc.description.abstractThis study discusses the context and theoretical bases of migrants, especially Haitian women who undertake in Cuiabá. Migration is frequent in the lives of Haitians, and in 2010 due to the catastrophe that devastated the country, it caused a greater flow of migration of these people and Brazil became a destination for survival. The Course Completion Work “The importance of advertising in the enterprise of Haitians living in Cuiabá”, aims to reach the community as a whole to discuss and recognize the life stories of these migrant women, their trajectories and daily struggle in entrepreneurship. Through the perspective of 2 women who came from Haiti and who now reside in the capital of Mato Grosso, where they report on their arrival in Brazil, where they did not know the culture, language, among other factors that only immigrants feel in their skin. The research aims to present a little of the struggle of these women who often go unnoticed by society, in addition to allying communication in the process of developing entrepreneurship.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-10-09T15:05:15Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Daniele Arruda Bertoldi.pdf: 368249 bytes, checksum: 527bf590f81359d125b3085e6cd699e5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-10-23T16:29:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Daniele Arruda Bertoldi.pdf: 368249 bytes, checksum: 527bf590f81359d125b3085e6cd699e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-23T16:29:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Daniele Arruda Bertoldi.pdf: 368249 bytes, checksum: 527bf590f81359d125b3085e6cd699e5 (MD5) Previous issue date: 2023-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA importância da publicidade no empreendimento de haitianas que vivem em Cuiabápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Cristóvão Domingos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2395230202223375pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Cristóvão Domingos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2395230202223375pt_BR
dc.contributor.referee2Mattos, Aclyse de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2249143507808968pt_BR
dc.contributor.referee3Felippe, Alessandro Mateus-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5351277270450477pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985740473453192pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discorre sobre o contexto e as bases teóricas sobre os migrantes, especialmente, as mulheres haitianas que empreendem em Cuiabá. A migração é frequente na vida dos haitianos, e em 2010 devido a catástrofe que assolou o país, ocasionou um fluxo maior de migração dessas pessoas e o Brasil se tornou um destino de sobrevivência. O Trabalho de Conclusão de Curso “A importância da publicidade no empreendimento de haitianas que vivem em Cuiabá”, anseia alcançar a comunidade como um todo para debater e reconhecer as histórias de vida dessas mulheres migrantes, suas trajetórias e luta diária no empreendedorismo. Através da perspectiva de 2 mulheres que vieram do Haiti e que hoje residem na capital de Mato Grosso, em que elas relatam sobre sua chegada ao Brasil, onde desconheciam a cultura, o idioma, dentre outros fatores que somente o imigrante sente na pele. A pesquisa visa apresentar um pouco da luta dessas mulheres que muitas vezes passam despercebidas pela sociedade, além de aliar a publicidade no processo de desenvolvimento do empreendedorismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPublicidade e Propaganda - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.subject.keywordHaitianaspt_BR
dc.subject.keywordMigraçãopt_BR
dc.subject.keywordPublicidadept_BR
dc.subject.keywordEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.keywordMulherpt_BR
dc.subject.keyword2Haitianspt_BR
dc.subject.keyword2Migrationpt_BR
dc.subject.keyword2Publicitypt_BR
dc.subject.keyword2Entrepreneurshippt_BR
dc.subject.keyword2Womanpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Daniele Arruda Bertoldi.pdf359.62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.