Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3525
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da publicidade no empreendimento de haitianas que vivem em Cuiabá
Autor(es): Bertoldi, Daniele Arruda
Orientador(a): Almeida, Cristóvão Domingos de
Membro da Banca: Almeida, Cristóvão Domingos de
Membro da Banca: Mattos, Aclyse de
Membro da Banca: Felippe, Alessandro Mateus
Resumo : O presente estudo discorre sobre o contexto e as bases teóricas sobre os migrantes, especialmente, as mulheres haitianas que empreendem em Cuiabá. A migração é frequente na vida dos haitianos, e em 2010 devido a catástrofe que assolou o país, ocasionou um fluxo maior de migração dessas pessoas e o Brasil se tornou um destino de sobrevivência. O Trabalho de Conclusão de Curso “A importância da publicidade no empreendimento de haitianas que vivem em Cuiabá”, anseia alcançar a comunidade como um todo para debater e reconhecer as histórias de vida dessas mulheres migrantes, suas trajetórias e luta diária no empreendedorismo. Através da perspectiva de 2 mulheres que vieram do Haiti e que hoje residem na capital de Mato Grosso, em que elas relatam sobre sua chegada ao Brasil, onde desconheciam a cultura, o idioma, dentre outros fatores que somente o imigrante sente na pele. A pesquisa visa apresentar um pouco da luta dessas mulheres que muitas vezes passam despercebidas pela sociedade, além de aliar a publicidade no processo de desenvolvimento do empreendedorismo.
Resumo em lingua estrangeira: This study discusses the context and theoretical bases of migrants, especially Haitian women who undertake in Cuiabá. Migration is frequent in the lives of Haitians, and in 2010 due to the catastrophe that devastated the country, it caused a greater flow of migration of these people and Brazil became a destination for survival. The Course Completion Work “The importance of advertising in the enterprise of Haitians living in Cuiabá”, aims to reach the community as a whole to discuss and recognize the life stories of these migrant women, their trajectories and daily struggle in entrepreneurship. Through the perspective of 2 women who came from Haiti and who now reside in the capital of Mato Grosso, where they report on their arrival in Brazil, where they did not know the culture, language, among other factors that only immigrants feel in their skin. The research aims to present a little of the struggle of these women who often go unnoticed by society, in addition to allying communication in the process of developing entrepreneurship.
Palavra-chave: Haitianas
Migração
Publicidade
Empreendedorismo
Mulher
Palavra-chave em lingua estrangeira: Haitians
Migration
Publicity
Entrepreneurship
Woman
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Publicidade e Propaganda - CUC
Referência: BERTOLDI, Daniele Arruda. A importância da publicidade no empreendimento de haitianas que vivem em Cuiabá. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3525
Data defesa documento: 7-Jun-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Daniele Arruda Bertoldi.pdf359.62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.