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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Teleconsultorias de covid-19 no estado de Mato Grosso em 2020
Autor(es): Moreira, Edjane Márcia
Orientador(a): Sousa, Elyana Teixeira
Coorientador: Assis, Julia Maria Vicente de
Membro da Banca: Sousa, Elyana Teixeira
Membro da Banca: Assis, Julia Maria Vicente de
Resumo : A pandemia Doença por Coronavírus de 2019-Covid-19 trouxe desafios imensos ao setor da saúde e da educação no mundo e no Brasil, e exigiu rápida e inédita reação de políticos e gestores públicos de todos os países. Diante deste panorama, o uso do Telessaúde foi potencializado nas redes da atenção à saúde no Brasil no ano de 2020, por ser este um sistema de prestação de serviços de saúde à distância, realizados com a ajuda das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Objetivo – Descrever as teleconsultorias sobre Covid-19 encaminhadas ao Núcleo Telessaúde do estado de Mato Grosso, no ano de 2020. Metodologia – Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com dados secundários do Núcleo Técnico Científico Telessaúde de Mato Grosso. Para o presente estudo foram considerados teleconsultorias sobre a Covid-19. A análise dos dados foi feita a partir das variáveis: perfil do solicitante, perfil do teleconsultor, características e situação das solicitações, e expressas em percentuais. Foram utilizados os programas Excel. Resultados – Foram realizados no estado de Mato Grosso 44 solicitações de teleconsultoria ao Telessaúde-MT sobre Covid-19. No mês de março foi identificado maior número de registros: (36,4%). Quanto à profissão, (93,2%) solicitações foram realizadas por profissionais de nível superior e 3 (6,8%) de nível médio. Dentre elas, 26 solicitações foram realizadas por enfermeiros (59,1%), por médico clínico (25,0%) e por Agente Comunitário de Saúde (6,8%). Quanto ao perfil dos teleconsultores que responderam as solicitações, 42 solicitações foram respondidas por teleconsultores do sexo masculino (95,5%). Conclusão – O programa Telessaúde se mostra uma importante ferramenta de qualificação para as equipes de saúde, essencialmente para os enfermeiros que atuam nos municípios do interior. Os serviços de teleconsultorias apresenta uma estratégia prática e eficiente, facilitação ao atendimento a distância e expressiva redução das dúvidas referente as emergências de saúde pública, como é o caso da Covid-19. Além disso, auxilia na redução da circulação dos indivíduos em estabelecimentos de saúde, evitando a propagação do vírus e a sobrecarga dos serviços de saúde.
Palavra-chave: Teleconsultoria
Educação permanente
Tecnologia da informação e comunicação
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Saúde Coletiva - CUC
Referência: MOREIRA, Edjane Márcia. Teleconsultorias de covid-19 no estado de Mato Grosso em 2020. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3535
Data defesa documento: 7-Oct-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

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