Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3537
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Internações por diabetes mellitus segundo características sociodemográficas no estado de Mato Grosso, Brasil, 2008 a 2020
Autor(es): Guerra, Juliana Nascimento
Orientador(a): Souza, Bárbara da Silva Nalin de
Membro da Banca: Souza, Bárbara da Silva Nalin de
Resumo : O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica, sistêmica multicausal como por predisposições hereditárias, hábitos alimentares e comportamentos de risco. Como sua causa ocorre devido a diversos fatores e atinge populações e é uma das importantes causas de morbimortalidade no mundo, o seu enfrentamento constituiu-se num complexo desafio na atualidade para a saúde pública. Objetivo – Analisar as internações hospitalares por diabetes mellitus segundo características sociodemográficas, no estado de Mato Grosso, no período de 2008 a 2020. Métodos – Trata-se de um estudo ecológico com coleta dos dados das internações no portal do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), disponível no sítio eletrônico do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Os dados populacionais foram retirados do DATASUS (2000 e 2010), e para os períodos intercensitários foram utilizadas estimativas populacionais. Foram calculadas frequências relativas e realizada análise de tendência temporal das taxas padronizadas de internação por meio de regressão linear, nos programas Excel para Windows e SPSS versão 25.0. Resultados – Em Mato Grosso, entre 2008 e 2020, foram registradas 31.029 internações por diabetes. Maior proporção de internações foi verificada entre homens (55,7%), pardos (57,3%) e idosos (faixa 60-69 anos: 23,5%). A taxa de internação variou de 8,3/10 mil habitantes, em 2008, a 4,2/10 mil habitantes, em 2020. Verificou-se tendência decrescente da taxa de internação (VPA: -5,34%; p<0,001). Conclusão – Verificou-se considerável número de internações no estado de Mato Grosso e destaque em homens, pardos e idosos. Há tendência decrescente da taxa de internações, com menor valor no ano de 2020. Justifica-se que o advento da pandemia influenciou a reduzida taxa de internações por diabetes no final do período. Espera-se que este estudo contribua para dar visibilidade ao problema, reforçando a necessidade de ações de controle do diabetes mellitus, de acompanhamento dos casos e de políticas que visem reduzir sua ocorrência e consequentemente as taxas de internações.
Palavra-chave: Diabetes mellitus
Dados demográficos
Hospitalização
Sistemas de informação em saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Curso: Saúde Coletiva - CUC
Referência: GUERRA, Juliana Nascimento. Internações por diabetes mellitus segundo características sociodemográficas no estado de Mato Grosso, Brasil, 2008 a 2020. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3537
Data defesa documento: 30-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Juliana Nascimento Guerra.pdf252.54 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.