Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3548
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O desenvolvimento do pensamento algébrico em alguns livros didáticos de matemática nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Almeida, Wilq Oliveira de
Orientador(a): Carmo, Paulo Ferreira do
Membro da Banca: Carmo, Paulo Ferreira do
Membro da Banca: Pamplona, Admur Severino
Membro da Banca: Sousa, Marcio Lemes de
Resumo : O presente trabalho traz uma investigação que tem como objetivo conhecer como o pensamento algébrico é desenvolvido nos livros didáticos. Esta pesquisa, busca responder a seguinte questão: “De que forma são introduzidos os conceitos algébricos em atividades presentes nos livros didáticos de matemática do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental?” Como base teórica, foi usado algumas concepções acerca do desenvolvimento do pensamento algébrico, baseadas nas concepções de Fiorentini, Miorim e Miguel (1993) e de Fiorentini, Fernandes e Cristóvão (2005) e Ursini et al. (2005). Para se atingir o objetivo proposto para essa pesquisa, foi adotada uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa com a utilização do método de análise documental, e para as análises foram utilizados os indicadores do desenvolvimento do pensamento algébrico adaptados por Hamazaki (2010). Com isto foi possível verificar que: i) nos livros didáticos do 6° ano do EF os conceitos algébricos são utilizados sem a formalização do conceito de incógnita, porém, todos os livros analisados recorrem ao uso de letras ou outro tipo de símbolo em operações com números naturais; ii) nos livros didáticos do 7° ano do EF a introdução é feita com expressões algébricas utilizando vários contextos, e também com o uso de sequências numéricas. Diante das análises foi possível verificar que essas atividades podem propiciar o desenvolvimento significativo do pensamento algébrico.
Resumo em lingua estrangeira: This work presents an investigation that aims to understand how algebraic thinking is developed in textbooks. This research seeks to answer the following question: “How are algebraic concepts introduced in activities present in mathematics textbooks for the 6th and 7th year of Elementary School?” As a theoretical basis, some concepts about the development of algebraic thinking were used, based on the concepts of Fiorentini, Miorim and Miguel (1993) and Fiorentini, Fernandes and Cristóvão (2005) and Ursini et al. (2005). To achieve the objective proposed for this research, a qualitative research methodological approach was adopted using the document analysis method, and for the analyzes indicators of the development of algebraic thinking adapted by Hamazaki (2010) were used. With this, it was possible to verify that: i) in the 6th year PE textbooks, algebraic concepts are used without formalizing the concept of unknown, however, all books analyzed resort to the use of letters or other types of symbols in operations with natural numbers; ii) in the 7th year PE textbooks the introduction is made with algebraic expressions using various contexts, and also with the use of numerical sequences. Based on the analyses, it was possible to verify that these activities can promote the significant development of algebraic thinking.
Palavra-chave: Pensamento algébrico
Ensino da álgebra
Livros didáticos
Álgebra
Ensino Fundamental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Algebraic thinking
Teaching algebra
Didatic books
Algebra
Elementary School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Matemática - CUA
Referência: ALMEIDA, Wilq Oliveira de. O desenvolvimento do pensamento algébrico em alguns livros didáticos de matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 50 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3548
Data defesa documento: 11-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Wilq Oliveira de Almeida.pdf934.4 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.