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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação antropométrica de escolares do Programa Escola com Saúde da região leste de Cuiabá, Mato Grosso
Autor(es): Souza, Catiúscia Farias de
Pacher, Jully Any Silva
Orientador(a): Gorgulho, Bartira Mendes
Membro da Banca: Gorgulho, Bartira Mendes
Membro da Banca: Souza, Ana Paula Alves de
Membro da Banca: Maia, Tarsis de Mattos
Resumo : A avaliação antropométrica é um método essencial para analisar o estado nutricional de crianças, possibilitando diagnósticos nutricionais precoces e tardios, contribuindo para a prevenção e tratamento de doenças durante a infância. Objetivo: Avaliar o perfil antropométrico de estudantes de 5 a 10 anos participantes do Programa Escola com Saúde da região Leste de Cuiabá - Mato Grosso, no período de 2011. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, utilizando dados coletados pelo Programa Escola com Saúde. Realizou-se a análise dos dados de 3286 estudantes para caracterização sociodemográfica e dados antropométricos conforme os índices peso para idade (P/I), estatura para idade (E/I) e índice de massa corporal para idade (IMC/I). O perfil antropométrico foi apresentado por meio do cálculo de prevalências e sua associação com sexo, turno e série avaliadas por meio da razão de prevalência (teste estatístico de qui quadrado). Resultados: Foram classificados como muito baixa estatura ou baixa estatura para idade 1,51% dos estudantes. Aproximadamente 2% dos estudantes apresentaram baixo peso para idade, e 24,63% apresentaram excesso de peso, classificados entre sobrepeso, obesidade e obesidade grave. A prevalência de excesso de peso e peso elevado entre os estudantes foi maior entre o sexo masculino (24,86%) e entre os estudantes do período matutino (26,46%), apresentando diferença estatística significativa na váriavel turno, onde a prevalência de excesso de peso no turno matutino foi 15% maior que a prevalência de excesso de peso no turno vespertino. Conclusão: O excesso de peso é um problema de saúde pública no grupo estudado, demonstrando a relevância de um acompanhamento nutricional durante a infância.
Resumo em lingua estrangeira: Anthropometric assessment is an essential method to analyze the nutritional status of children, enabling early and late nutritional diagnoses, contributing to the prevention and treatment of diseases during childhood. Objective: To analyze the nutritional status of students aged between 5 and 10 years participating in the School with Health Program in the eastern region of Cuiabá - Mato Grosso, in the period of 2011. Methods: This is a cross-sectional and descriptive study. typing of printed forms with anthropometric and sociodemographic data of students from the Escola com Saúde Program, followed by data analysis 3286 students aged between 5 and 10 years were evaluated according to the weight for age indexes (W/A), height for age (H/A) and body mass index for age (BMI/A), with anthropometric characteristics presented through prevalence and their association with sex, shift evaluated through the prevalence ratio (chi square). Results: 1.51% of students were classified as very short stature or short stature for age. Approximately 2% of the students were underweight for their age, and 24.63% were overweight, classified between overweight, obesity and severe obesity. The prevalence of overweight and high weight among students was higher among males (24.86%) and among students in the morning period (26.46%), showing a significant difference in the variable shift, where the prevalence of excess weight of weight in the morning shift was 15% higher than the prevalence of overweight in the afternoon shift. Conclusion: Obesity and overweight are constantly increasing among this age group studied, demonstrating the importance of nutritional monitoring during childhood.
Palavra-chave: Estado nutricional
Antropometria
Obesidade pediátrica
Serviços de saúde escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Nutritional status
Anthropometry
Pediatric obesity
School health services
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Nutrição (FANUT)
Curso: Nutrição - CUC
Referência: SOUZA, Catiúscia Farias de; PACHER, Jully Any Silva. Avaliação antropométrica de escolares do Programa Escola com Saúde da região leste de Cuiabá, Mato Grosso. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3550
Data defesa documento: 28-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição - Bacharelado

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